top of page

O fim da Olé Tour no Brasil: Tempestade de Rock And Roll

O dia 2 de Março de 2016 seria histórico para o Beira-Rio, à noite os Rolling Stones subiriam no palco para o primeiro show da banda no Rio Grande do Sul, se os fãs do Rio de Janeiro e de São Paulo ficaram ansiosos pela volta dos Stones, imaginem a ansiedade de quem nunca viu o espetáculo em seu estado, essa seria uma noite e tanto. Por volta das 21:15 da noite, os Stones finalmente tocavam pela primeira em Porto Alegre, o set começou com a enérgica "Jumpin' Jack Flash" e não poderia ser diferente, como alguns fãs comentaram nas redes sociais: "Porto Alegre respira Rock". Os clássicos "It's Only Rock N' Roll (But I Like It) e "Tumbling Dice" deram continuidade ao concerto.


A longa versão de "Out Of Control" não deixou o nível da apresentação cair e antecedeu o resultado da votação para aquela noite, "Let's Spend The Night Together" foi a escolhida, os gaúchos não perderam a chance de escolher esse clássico que foi retirado do set-list alguns shows antes. A animação de ter curtido a escolha do song vote foi seguida por uma grande surpresa, ninguém esperava que os Stones fossem tocar "Ruby Tuesday", que foi uma exclusividade de Porto Alegre durante a Olé Tour. Enquanto "Paint It Black era tocada, a chuva que caía sobre o município gaúcho começava a aumentar, e pelo visto ninguém no público deu a mínima para ela.


Depois de "Honky Tonk Women", Mick apresentou a banda e passou o microfone para Keith Richards que foi ovacionado pela platéia enquanto fumava seu cigarro, o velho Richards trouxe "You Got The Silver" e "Before They Make Me Run". Keith sai do palco por um momento, Wood, que tocou sem medo da chuva e já estava com os cabelos molhados, trocou de guitarra e Mick volta ao palco com uma gaita, faz uma pequena jam com Ronnie e Charlie, em seguida Richards volta ao palco e inicia "Midnight Rambler", após o clássico blueseiro, foi a vez de "Miss You" agitar o público do Beira-Rio que foi seguida por "Gimme Shelter", onde a banda mostrou que não tinha o menor problema em tocar na chuva, e o set continuou com "Start Me Up".

O batuque dos tambores e as imagens infernais de "Sympathy For The Devil" deram continuidade ao show, a belíssima Sasha Allen sambou ao lado de Mick Jagger, enquanto a chuva aumentava e foi ovacionada pelo público, o fim do set antes do bis, como sempre, veio com "Brown Sugar". O coral da PUCRS iniciou "You Can't Always Get What You Want" com maestria, junto com o violão Gibson, Mick voltou ao palco vestindo um sobretudo vermelho, e o fim, é claro, veio com "Satisfaction", talvez a platéia de Porto Alegre tenha cantado aquele refrão com mais força do que qualquer público da Olé Tour no Brasil. O fim da turnê por aqui mostrou que Rock And Roll e chuva nunca combinaram tão bem.


Relato de Márcio Mór Giongo

"Delírios de Chuva


O caminho era o mesmo, bem conhecido para mim, em curvas, lombas, sombras, pedras, flores e espinhos. O vermelho do céu, no entardecer, desapareceu. O sol rubro das margens do rio, deu lugar a uma noite escura e nebulosa. As camisas vermelhas, tão presentes, em partidas do meu time do coração, também não estavam lá. Foram substituídas por camisas negras, com um vermelho estampado apenas em forma de lábios, envoltos a uma língua sobrejacente, imperiosa e vistosa aos olhos do todos.

Mas a atmosfera no Gigante da Beira – Rio era contagiante, a felicidade era imensa e a alegria então, incontida! Depois de anos de espera, lá estariam eles, os Rolling Stones, compartilhando o mesmo lugar, o mesmo espaço e a mesma energia do povo gaúcho. A chuva foi chegando de mansinho, e com ela a expectativa do início do show. O público gaúcho foi se aglomerando em frente ao enorme palco, como se fossem todos fieis de uma ordem divina qualquer, em busca da glória e da salvação! Com uma pontualidade britânica de dar inveja a qualquer lorde inglês que estivesse passando por ali, Keith Richards tocou o primeiro acorde de “Jumpin' Jack Flash”, fazendo com que ecoasse uma explosão não só de luzes, mas de risos, de lágrimas e de urros dos fãs presentes ao espetáculo. Em cada sucesso orquestrado pela banda de Mick Jagger, era como se um filme passasse em minha cabeça - cada canção deles tem uma vida, uma história e um sentido para mim e com certeza para todos seus fiéis seguidores.

Naquele instante, em que a banda inglesa iniciou a execução da linda “Ruby Tuesday”, era como se o Universo tivesse parado para mim. Desviei meus olhos aos céus, agradeci por aquele momento sublime e com um sorriso radiante, cantei, cantei e cantei... aliás, todos cantavam, como um momento único, em que se pede a benção e a suplica dos deuses do rock! Eu sei, é apenas rock and roll, mas eu gosto e como gosto! Na mesma proporção em que a chuva caía e derramava sua dádiva vinda dos céus, o público presente pulava, dançava e cantava de uma forma enaltecedora; o que fez com que os músicos se contagiassem, parecendo por vezes, doces meninos brincando e fazendo pirraças em uma noite de chuva intensa.

E a noite parecia não ter fim. Quando Mick Jagger, sob forte chuva, entoou juntamente com a bela vocalista Sasha Allen, os primeiros versos de “Gimme Shelter”, o meu coração parou. Naquela hora, minhas lágrimas se misturaram ao delírio da chuva e pintaram um quadro de emoção e de alegria para mim e para os enlouquecidos fãs, que se debatiam em êxtase e felicidade, pelos quatro cantos do estádio.

Foi um show de lavar alma e coração, muito difícil de se ver, aqui pelos pagos do Rio Grande! Rolling Stones foi energia pura, foi delírio poético, foi apoteose em ritmo de palmas, foi obra divina, foi magia em forma de devaneios, foi sonho real e duradouro, foi graça, beleza e total satisfação!


E não, não desperdicemos jamais uma noite épica como essa! Obrigado Stones, até breve!"

Foto: Mick Jagger (Twitter)


Set-List:


1. Jumpin' Jack Flash

2. It's Only Rock N' Roll (But I Like It)

3. Tumbling Dice

4. Out Of Control

5. Let's Spend The Night Together (By request)

6. Ruby Tuesday

7. Paint It Black

8. Honky Tonk Women (apresentação da banda)

9. You Got the Silver (Keith)

10. Before They Make Me Run (Keith)

11. Midnight Rambler

12. Miss You

13. Gimme Shelter (Sasha e Mick)

14. Start Me Up

15. Sympathy For The Devil

16. Brown Sugar

BIS 17. You Can't Always Get What You Want (Com o coral da PUCRS)

18. (I Can't Get No) Satisfaction

Foto: The Rolling Stones

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page