top of page

Há 43 anos: Ronnie Wood era anunciado como guitarrista de turnê dos Stones

Em 14 de abril de 1975, os Rolling Stones soltavam uma nota na imprensa confirmando Ron Wood como o guitarrista que acompanharia a banda em sua próxima turnê, que seria a Tour Of The Americas. Wood já era um dos expectadores dos Stones em 1964, quando a banda se apresentou no Richmond Jazz and Blues Festival em agosto daquele ano, o guitarrista também estava presente no histórico show no Hyde Park, em Londres. Em 1973, Ronnie já havia gravado com Mick Jagger pela primeira vez, já que “It’s Only Rock ‘N Roll” começou a ser gravada no estúdio da casa de Wood, além do frontman e de Keith Richards também terem contribuído para o primeiro seu álbum solo, “I've Got My Own Album To Do”. Então, já se tratava de um velho conhecido.

Ronnie Wood também foi um dos vários guitarristas que gravaram o primeiro álbum dos Rolling Stones sem Mick Taylor, o “Black And Blue”, que seria lançado um ano depois. A relação que ele já tinha com a banda o fez ser a melhor escolha para cair na estrada com os Stones, mas naquele ano ele ainda não era de fato um membro da banda, em cartazes da Tour Of The Americas, Ronnie era creditado como ‘músico convidado’, assim como Billy Preston.

“Eles dois podem solar. Quero dizer, Keith costumava ser o guitarrista solo dos Rolling Stones, lembra? Talvez o Keith terá que fazer mais solos. Agora ele ficou meio que por dentro dessa coisa de guitarra rítmica.

Eu queria alguém fácil de lidar, sabe, que não fosse tão difícil, e que fosse um bom músico e que tinha costume de tocar no palco. É pedir demais de alguém para vir e fazer uma grande turnê Americana com uma banda como os Stones, sabe? Quero dizer, não que eu ache que os Stones sejam realmente grande coisa, mas isso tende um pouco a ser uma experiência paralisante para as pessoas. Sabe o que eu quero dizer? E eu queria alguém que não fosse eliminado.” – Mick Jagger

Em algumas ocasiões Ronnie chegou a dizer que já percebia que acabaria fazendo parte dos Rolling Stones, como por exemplo, no vídeo para divulgar a volta dos Stones ao Hyde Park, em 2013. Em uma entrevista feita em 2014 para a Stuff, falando também sobre o show no parque de Londres, mais uma vez Wood falou que sabia, ainda no primeiro show da banda com Mick Taylor, que seu futuro seria junto de Mick, Keith, Bill e Charlie.

“Mick apareceu e disse: ‘olá, Face’. Que era o jeito como ele me chamava na época, porque eu estava nos Faces. E nós falamos por um tempo, e então ele disseram ‘ok, nós temos que ir e tocar. Nos vemos em breve’. E eu disse ‘sim, mais breve do que você imagina’. Eu estava confiante que eu acabaria nessa banda, e alguns anos mais tarde eu estava com eles.” – Ronnie Wood

Os Stones comentando o primeiro show no Hyde Park, em 1969.

“Ele consegue cantar... um pouco. Ele provavelmente vai falar muita coisa sobre isso! Ele consegue cantar. Ele está começando a aprimorar isso... No palco ele tem muito estilo. E vai ser divertido na estrada.” – Mick Jagger

Em 1º de maio de 1975, Ronnie Wood aparecia pela primeira vez em uma performance ao vivo com os Rolling Stones, na 5th Avenue, quando a banda tocou “Brown Sugar” em um caminhão no meio de Nova York. Ali, a Tour Of The Americas estava oficialmente anunciada. Ronnie só estaria efetuado nos Stones com o fim dos Faces, em dezembro daquele ano.

Foto: Monti Spry/Hulton Archive, Getty Images

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page