Há 55 anos era lançado o álbum “The Rolling Stones”
Em janeiro de 1964, os Rolling Stones entravam em estúdio para gravar o primeiro LP da carreira da banda, mas não o primeiro lançamento. Os garotos já haviam lançado um single com um cover de “Come On” (originalmente gravada por Chuck Berry em 1961), e em 17 de janeiro, em uma pausa nas gravações do disco, viram o lançamento do EP “The Rolling Stones”, que saiu apenas no Reino Unido pela DECCA e no Canadá pela London, se tornando o primeiro número 1 dos Stones.
Em uma época com muitas primeiras vezes, os integrantes acabaram levando esse clima para o Regent Sound Studios, em Londres, gravando “Route 66” (escrita por Bobby Troup e originalmente gravada por Nat King Cole em 1946), a faixa que abre o disco, em apenas 1 take. As primeiras sessões para o álbum também tiveram uma das aparições de Brian Jones fazendo backing vocal para Mick Jagger em “Walking The Dog” (originalmente gravada por em Rufus Thomas em 1963), mas entre cada período de trabalhos em estúdio, a banda fazia os shows da segunda turnê britânica da carreira, além de diversos programas para a BBC como “Go Man Go!” e “Saturday Club”. Os Stones também foram entrevistados por Pete Evans na Radio Halton em 21 de janeiro de 1964, voltando para o trabalho no primeiro long play só no dia 24 daquele mês, quando gravaram algumas demos.
Durante as gravações do primeiro disco, a banda também registrou o cover de “Not Fade Away” (escrita por Buddy Holly/Norman Petty por e originalmente gravada por The Crickets em 1957), que não faria parte do álbum britânico, apenas do norte-americano, mas seria um single de sucesso no Reino Unido.
“Embora ‘Not Fade Away’ seja uma canção de Buddy Holly, eu a considero a primeira música que Mick e Keith escreveram, nela eles escolheram o conceito de aplicar aquela coisa de Bo Diddley. O jeito como eles a arranjaram foi o começo da formação deles como compositores. A partir dali eles escreveram... O que basicamente fez a gravação foi aquela força acústica estilo Bo Diddley na guitarra. Você escuta a gravação toda em um quarto.” – Andrew Loog Oldham
Algumas canções gravadas nas sessões não foram parar no primeiro álbum, como “Andrew’s Blues”, que é uma faixa onde os Stones resolveram tirar uma com Andrew Loog Oldham sobre ele ser o empresário da banda, a faixa teve a participação de Phil Spector nos vocais, mas ele não se safou de ser citado em composições da banda. A música “Aftermath”, também conhecida como “Spector And Pitney Came Too” tem nomes que se referem a Phil e a Gene Pitney – que tocou piano em “Little By Little”. Entre as canções que não foram para o álbum, os Stones teriam gravado um cover de “Over You” (escrita por Allen Toussaint/Allen Orange e originalmente gravada por Aaron Neville em 1960), gravação que não está disponível para o público, a que está é “Good Times, Bad Times”, composição de Jagger e Richards que foi usada como lado B do single de “It’s All Over Now” (escrita por Bobby Womack/Shirley Womack e originalmente gravada por The Valentinos em 1964), lançado em 26 de junho de 1964. A única faixa creditada a Jagger e Richards que faz parte do álbum é a balada Pop “Tell Me (You’re Coming Back)”.
“No primeiro disco, nós gravamos tudo em mono. A banda tinha que gravar mais ou menos ao vivo no estúdio, então o que estava em nossa disco era mais ou menos o nosso ato [ao vivo], o que nós tocávamos nos salões e no circuito de clubes. Era realmente apenas o show que você faria no palco gravado em um take – como deve ser.” – Bill Wyman
Apesar de “Aftermath” não ter entrado no álbum, o primeiro disco dos Stones tem um instrumental, a faixa “Now I’ve Got A Witness (Like Uncle Phil And Uncle Gene)”, que assim como “Spector And Pitney Came Too” (“Aftermath”) também cita Phil Spector no título – que tocou maracas em “Little By Little” – e Gene Pitney. Os instrumentais, assim como “Little By Little” eram canções autorais, porém, creditadas ao pseudônimo “Nanker/Phelge”, uma ideia dada por Brian Jones durante as gravações de “Stoned” (lado B de “I Wanna Be Your Man” no Reino Unido) para que todos os integrantes pudessem faturar com os royalties.
“Andrew sempre nos fazia tocar coisa da Motown como Can I Get a Witness?’ E ele também estava certo; ele estava mais certo do que nós. E, é claro, quando Mick e Keith começaram a escrever, as canções saíram mais como ele esperava. Keith estava sempre mais por dentro da Soul Music do que eu ou Charlie, e Mick amava cantores de Soul como Wilson Pickett e James Brown.” – Bill Wyman
O álbum “The Rolling Stones” foi lançado em 16 de abril de 1964 pela DECCA no Reino Unido, ficando em 1º lugar. Já nos EUA, o disco foi lançado com o nome de “England's Newest Hit Makers” em 30 de maio daquele mesmo ano pela London, alcançando o 11º lugar. A versão norte-americana tinha “Not Fade Away”, mas não incluía o cover de Bo Diddley, “I Need You Baby (Mona)”.