Stones fazem na Holanda um dos melhores shows da "No Filter"
O dia 30 de setembro de 2017 amanheceu nublado em Amsterdã, na Holanda, mas para os fãs holandeses do Stones, parecia um dia ensolarado, já que esta é a data do show único da “No Filter” na cidade, a Amsterdam Arena recebeu 60 mil fãs ansiosos para a chegada da maior banda do mundo. Mas enquanto os Rolling Stones se preparavam, a plateia aguardou ao som da banda De Staat, e pela primeira vez na turnê houve reclamações sobre o grupo de abertura por parte do público, algumas, nada simpáticas para com a banda holandesa que realmente teve dificuldade para conseguir alguma reação da plateia dos Stones, mas assim que o show do ato de abertura chegou ao fim, era hora da ansiedade aumentar, pois não havia mais nada no caminho, era só aguardar os Stones e CIA.
O número de abertura, “Sympathy For The Devil”, foi seguido por “It’s Only Rock ‘N Roll” e “Tumbling Dice”, algo já esperado por quem acompanha os shows dos Stones pelas redes sociais, mas esta é sem dúvida uma trinca pra ninguém botar defeito. Antes dos covers de blues, “Just Your Fool” e “Ride ‘Em On Down”, Mick Jagger lembrou a plateia de que aquele era o 38º concerto dos Rolling Stones em solo holandês. Com “Out Of Control” fora do show, a banda está livre para colocar ainda mais raridades no setlist, mas até o momento, eles só tem aproveitado este espaço para executar apenas uma canção que não é tocada com frequência – e que geralmente não recebe a alcunha de ‘raridade’ –, mas desta vez a escolha surpreendeu quem estava presente, “You Got Me Rocking” fez sua estreia na “No Filter” – com Ronnie Wood e sua Zemaitis – e foi seguida da belíssima “Shine A Light”, que foi a escolhida do song vote.
Foto: ANP
Após o clássico do álbum “Exile On Main St”, foi a vez dos Stones voltarem para 1969 com “You Can’t Always Get What You Want”, em uma versão que está sendo considerada, talvez, a melhor da turnê até o momento. Já em “Paint It Black”, Keith Richards fez um pouco de seu típico improviso baseado em “Malagueña” antes da intro, que no último show acabou não saindo corretamente e com o volume baixo, obrigando o guitarrista a recomeçar a música, desta vez, com o improviso sendo feito previamente, a intro foi tocada apenas uma vez para o delírio dos espectadores. Após “Honky Tonk Women”, Mick apresentou a banda, como sempre, e passou a bola para Keith, fazendo a plateia vir abaixo mais uma vez, Charlie Watts começou uma levada dançante na bateria enquanto o companheiro de banda se aproximava do microfone, em meio a tanta euforia por parte do público, é sempre sensacional vê-lo respondendo à tamanha reação com um simples “Hi, guys”. O guitarrista assumiu os vocais em “Happy”, que está na mesma situação de “You Can’t Always Get What You Want”, a melhor da turnê até agora. O show seguiu com a balada “Slipping Away”, diretamente de 1989 para a Amsterdam Arena.
Foto: ANP
Assim como no show de Barcelona, a parte imutável do set começou com “Miss You”, que teve Tim Ries em um impiedoso solo de saxofone, mostrando que disco music e jazz podem andar juntos. Após fazerem a plateia dançar, os Stones mandaram a explosiva “Midnight Rambler”, outro matador longo número do concerto, que foi seguida por mais uma bela versão de “Street Fighting Man”. Pelo visto, daqui para frente os shows serão encerrados com “(I Can’t Get No) Satisfaction”, pois assim como no show da Espanha, a trinca final foi “Start Me Up”, “Brown Sugar” – Karl Denson mais uma vez detonando – e “Jumpin’ Jack Flash”, o retorno ao palco com “Gimme Shelter” mostrou Sasha Allen entrando um pouco atrasada, mas se recuperando rapidamente no momento em que solta a voz e torna seu o palco dos Stones, em seguida, o clássico de 1965 fechou este que foi um dos shows mais empolgantes shows da turnê europeia.
O show de Amsterdã será sem dúvida lembrado como um dos melhores da “No Filter”, caso os Stones estejam registrando esta turnê para um futuro documentário, um registro do primeiro show em local coberto da tour com certeza será esperado pelos fãs.
Foto: ANP
Setlist:
1. Sympathy For The Devil
2. It's Only Rock 'N Roll (But I Like It)
3. Tumbling Dice
4. Just Your Fool (Buddy Johnson cover)
5. Ride 'Em On Down (Eddie Taylor cover)
6. You Got Me Rocking
7. Shine A Light (escolhida pelos fãs)
8. You Can't Always Get What You Want
9. Paint It Black
10. Honky Tonk Women
11. Happy (Keith)
12. Slipping Away (Keith)
13. Miss You
14. Midnight Rambler
15. Street Fighting Man
16. Start Me Up
17. Brown Sugar
18. Jumpin' Jack Flash
BIS 19. Gimme Shelter (Sasha e Mick)
20. (I Can't Get No) Satisfaction
Foto: The Rolling Stones