Energia, blues e cover dos Beatles: O primeiro show dos Stones no Desert Trip
Em 7 de Outubro de 2016, o mundo estava de olho em Indio, na Califórnia, o já histórico festival Desert Trip começou com duas das maiores entidades da música: Bob Dylan, e os Rolling Stones. Dylan fez um set que deixou a plateia de queixo caído e também com curiosidade, especulava-se sobre o motivo dele não ter tocado "Like A Rolling Stone", o que poderia significar que ele iria subir ao palco com os Stones para tocar o clássico, mas isso, infelizmente, não aconteceu. O que aconteceu foi mais um show dos Stones com um caminhão de hits. Mick subiu ao palco com uma jaqueta, camiseta que faz alusão ao novo álbum e calça jeans, o que junto com sua disposição, lhe deu um ar ainda mais jovial.
O show começou com "Start Me Up" e "You Got Me Rocking", uma dupla que anima qualquer festival, a apresentação seguiu com "Out Of Control", onde a harmonica de Jagger apareceu pela primeira vez no show, e vai aparecer ainda mais nessa mini-tour conforme a banda for adicionando mais músicas do álbum "Blue & Lonesome" no set, a primeira faixa do disco a ser tocada ao vivo foi "Ride 'Em On Down", um cover de Eddie Taylor originalmente gravado em 1955. Um dos acontecimentos já esperados era a volta definitiva de "Mixed Emotions" à lista, a música foi tocada pela primeira vez em 26 anos no Bellagio Hotel, em um show secreto realizado no dia 3 de Outubro durante o jantar de 2016 de apreciação do cliente Freightliner. Uma diferença em relação aos anos de 1989 e 1990, foi que Mick Jagger não toca mais uma das guitarras na música, deixando todo o trabalho para Ronnie e Keith em uma bela versão do clássico.
A beleza de uma balada como "Wild Horses" traz leveza até mesmo para um festival com uma plateia de milhares de pessoas, foi assim no Desert Trip, mas isso logo passou, pois "It's Only Rock 'N Roll (But I Like It)" trouxe de volta a atmosfera do começo do show. Mas o público não esperava pelo que estava por vir, Mick anunciou que iria tocar uma música de uma "banda beat" desconhecida, a música era "Come Together", clássico dos Beatles de 1969, que se tornou mais um número de Blues do show, com Charlie Watts fazendo sua própria versão da bateria do colega Ringo Starr.
"Estranhamente para vocês, agora nós vamos fazer um cover de um desconhecido grupo beat. Nós vamos tentar fazer um cover de uma de suas canções agora. Vocês estão prontos?" - Mick Jagger
O espetáculo seguiu com o balanço de "Tumbling Dice" e "Honky Tonk Women", e como de costume, Mick apresentou todos os músicos e passou a bola para Keith Richards que assumiu os vocais em "Slipping Away" e "Little T & A", a última, que é um clássico do álbum "Tattoo You" não aparecia em um show desde 2007. A parte intocável do set começou com "Midnight Rambler", mais um número de Blues que não poderia faltar no magnifico festival, e para fazer a plateia dançar, "Miss You" foi o clássico da vez, seguido de "Gimme Shelter" com a sempre belíssima Sasha Allen. Para terminar o show antes do bis, uma trinca de excelência: "Sympathy For The Devil" - que trouxe as mesmas imagens exibidas no telão durante a Olé Tour -, "Brown Sugar" e a enérgica "Jumpin' Jack Flash".
A banda voltou para o palco ao som das vozes de um coral, "You Can't Always Get What You Want" anunciava o princípio do fim de um show inesquecível, que, é claro, fechou com "(I Can't Get No) Satisfaction". No dia 14 de Outubro tem mais Stones no Desert Trip.
Foto: Jay Calderon
Set-list:
Start Me Up
2. You Got Me Rocking
3. Out Of Control
4. Ride 'Em On Down (Eddie Taylor Cover)
5. Mixed Emotions
6. Wild Horses
7. It's Only Rock 'N Roll (But I Like It)
8. Come Together (The Beatles Cover)
9. Tumbling Dice
10. Honky Tonk Women
11. Slipping Away (Keith)
12. Little T & A (Keith)
13. Midnight Rambler
14. Miss You
15. Gimme Shelter (com Sasha Allen)
16. Sympathy For The Devil
17. Brown Sugar
18. Jumpin' Jack Flash
BIS
19. You Can't Always Get What You Want (com coral)
20. (I Can't Get No) Satisfaction
Foto: The Rolling Stones Brasil