Jamming With Edward!
No começo de 1969, os Stones estavam no meio das gravações do álbum "Let It Bleed", mas reza a lenda, que em 23 de abril daquele ano, Keith Richards teria se desentendido com o produtor e engenheiro de som Glyn Johns durante uma sessão no Olympic Sound Studios, em uma discussão sobre ter Ry Cooder como um dos músicos de apoio, o que resultou na saída de Richards do estúdio. Porém, os músicos que ali estavam – Ry Cooder, Nicky Hopkins, Mick Jagger, Charlie Watts e Bill Wyman – resolveram continuar, sem saber quando Keith voltaria. O que resultaria no futuro álbum "Jamming With Edward!".
"[Richards] saiu, mas o resto de nós decidiu ficar, e eles improvisaram. Ry tocou guitarra, Mick Jagger gaita, e Nicky piano, e isso era apenas uma piada, mesmo, apenas uma brincadeira. Eu gravei e depois toquei, e então, eu não sei quanto tempo mais tarde nós cavamos as fitas, eu as mixei e eles puseram isso num álbum. Isso não garantiu o lançamento, mesmo, mas estavam okay, um pouco de diversão, e tem uma boa execução nele." - Glyn Johns
Apesar do álbum ser fruto de uma jam, existem duas faixas que não foram criadas na hora, como o cover de "It Hurts Me Too" (originalmente gravada por Tampa Red, em 1941), e é possível escutar logo no começo de "Interlude A La El Hopo", Nicky Hopkins tocando a canção "The Loveliest Night Of The Year".
O "Edward" que está no nome do álbum é uma referência ao apelido de Nicky Hopkins (dado por Brian Jones em 1967, no mesmo estúdio), mais precisamente à música "Edward, The Mad Shirt Grinder", faixa escrita por Hopkins que encerra o álbum "Shady Grove", de 1969, da banda Quicksilver Messenger Service. O pianista ajudou na concepção da capa de "Jamming With Edward!", assim como Mark Paytress e Mick Jagger ajudaram na escrita que está na mesma.
"Ele [Brian] estava tocando baixo, por alguma razão que eu não consigo me lembrar, e eu estava no outro final do estúdio tocando piano. Ele chamava, 'Me dê um E, Nicky' – mas eu não conseguia ouvir. Então ele gritou 'Me dê um E para Edward'. A coisa toda se desenvolveu a partir dali." - Nicky Hopkins
"Jamming With Edward!" só foi lançado em 7 de janeiro de 1972, uma jogada da Rolling Stones Records entre os clássicos "Sticky Fingers" (1971) e "Exile On Main St." (1972). O álbum não entrou nas paradas no Reino Unido, mas alcançou o 33º lugar nos EUA.