Happy Birthday, Mick Taylor!
Em 17 de janeiro de 1949, Michael Kevin Taylor nascia na cidade de Welwyn Garden City, mas cresceu em um subúrbio de Londres chamado Hatfield, em Hertfordshire.
O prodígio Taylor teve sua primeira banda ainda na adolescência, The Juniors, e passou também pela
banda The Gods, mas a história fica ainda mais interessante a partir de 1966, quando Mick estava assistindo uma apresentação de John Mayall & the Bluesbreakers. Por algum motivo Eric Clapton não se apresentaria naquela noite, o jovem guitarrista Mick Taylor assumiu a guitarra na segunda parte do show. Mesmo assim, John Mayall colocou um anúncio na Melody Maker dizendo que precisava de um guitarrista, dois dias depois Mick Taylor volta a fazer parte da história da banda após responder ao anúncio.
Taylor gravou três álbuns de estúdio como os Bluesbreakers, "Crusade", "Bare Wires" e "Blues from Laurel Canyon". Mesmo fazendo parte da banda de John Mayall, o próprio recomendou Taylor para Jagger após a demissão do fundador dos Stones, Brian Jones. Jagger e Richards ficaram impressionados com os que viram e ouviram o jovem músico, que em 1969 tinha apenas 20 anos de idade quando foi convidado a voltar para o estúdio com os Stones, pouco tempo depois Mick Taylor foi anunciado como o novo guitarrista dos Rolling Stones.
Enquanto Mick iniciava sua jornada com os Stones, John Mayall tinha se encontrado com Brian Jones para tratar do que seria uma nova banda, mas pouco menos uma semana depois, o fundador dos Rolling Stones foi encontrado morto na piscina de sua residência. Agora o show da banda no Hyde Park, a estreia de Taylor, teria uma parte dedicada a Brian.
Apesar de ter feito parte da formação que muitos consideram a melhor dos Stones, fora do palco os anos de Mick com a banda não foram tão satisfatórios para o guitarrista, mesmo influenciando e co-escrevendo. Um assunto delicado são os créditos que Mick Taylor não teria recebido, a gota d'água pode ter sido em 1974 depois do lançamento do álbum "It's Only Rock N’ Roll", depois de uma conversa com o crítico Nick Kent. Nick mostrou para Taylor que ele não estava creditado nas canções que ele havia comentado durante a conversa.
Em Dezembro de 1974, Mick Taylor anunciou a sua saída dos Rolling Stones. Mick disse que haviam outros motivos além dos créditos e que essa ideia passava por sua cabeça há muito tempo. A contribuição de Taylor é extremamente valiosa para os Stones, ajudando a banda a evoluir durante a década de 70 e criando uma das épocas mais gloriosas dos Rolling Stones. Na turnê comemorativa de 50 anos da banda, a “50 & Counting Tour”, Mick Taylor foi um dos convidados em 25 e 29 de novembro de 2012. Taylor os acompanhou durante as datas da turnê de 50 anos dos Rolling Stones em 2013, o que se repetiu na “14 On Fire Tour”, a participação terminou naquele ano de 2014, com Mick não aparecendo na “Zip Code Tour”, em 2015.
Mick Taylor é considerado o guitarrista mais bem instruído que já passou por alguma formação dos Stones. Até o momento, o último álbum de inéditas de Taylor é o “A Stone's Throw”, lançado em 1998.
Happy Birthday, Mick Taylor!