Os históricos shows no El Mocambo
Em 26 de fevereiro de 1977, Keith Richards chegou ao Canadá para os ensaios dos Rolling Stones para as duas datas não anunciadas no El Mocambo, em Toronto, mas assim que chegou no país o guitarrista encontrou problema. Ele e sua namorada na época, Anita Pallenberg, foram revistados. Com Keith, nada foi encontrado, mas Anita estava com uma colher, a modelo chegou a ser detida. Richards afirma que um caso foi criado em torno dele, o que teria envolvido até policiais disfarçados de garçons que entraram em seu quarto de hotel, porém, após ficar alto por dias, Keith estava apagado na cama, o guitarrista ironizou em sua biografia “Life” sobre isso, dizendo que “você precisa estar acordado para ser preso”.
Em 27 de fevereiro, Keith era preso por “posse de heroína e intenção de tráfico”, tudo antes das apresentações dos Rolling Stones no Canadá, ainda naquela noite, Richards se juntaria com a banda para ensaiar. O músico alegou que estava tentando parar com o hábito, o que fez com que fosse permitido que os advogados do guitarrista apresentassem provas de que ele tinha de fato a intenção de abandonar o vício. Após a prisão, Richards tomou a decisão de passar por “acupuntura neuroelétrica”, o que foi indicado por Eric Clapton.
El Mocambo
Em 4 de março de 1977, anunciados como The Cockroaches, os Stones fazem o primeiro de dois shows no El Mocambo, em Toronto, no Canadá. O primeiro show começou com “Route 66”, um clássico cover da banda de uma canção de Bobby Troup, já no segundo show, no dia 5 de março, a performance começou com “Honky Tonk Women” (segunda música da primeira noite), “Route 66” foi a quarta música da noite na segunda apresentação.
“No minuto que eu subi no palco, pareceu qualquer outro show de domingo no Crawdaddy. Imediatamente parecia o mesmo... foi uma daquelas coisas estranhas em Toronto. Todo mundo anda falando de desgraça e desastre, e estamos no palco do El Mocambo e nunca nos sentimos melhor. Quero dizer, nós soamos ótimos. As pessoas estavam para baixo, perguntando 'este é o fim dos Rolling Stones?' Na verdade, foi um período verdadeiro de atividade para nós, e todos na banda estavam confiantes. De certa forma, essas coisas sempre aproximam, porque você tem que lidar com elas. O que acontece comigo afeta toda a banda.” – Keith Richards
A esposa do Primeiro Ministro Pierre Elliott Trudeau, Margaret Trudeau, foi vista no show do dia 4, aniversário de 6 anos do casal, o que resultou no fim da relação. O caso virou um dos maiores escândalos do Canadá, já que Maggie estava construindo rapidamente uma reputação em festas. Em entrevista por telefone, Mick Jagger disse que não queria entrar em problemas por conta disso, mas também afirmou que se foi da vontade dela ir ao show e se divertir, não havia nada de errado.
“É, foi um bom momento de desenvolvimento para mim. Eu os fiz tocar ‘Come On’ (sic), ‘Little Red Rooster’, todos aquelas. Desde a primeira música eu me senti muito satisfeito com o fato de que ninguém disse, ‘oh, não podemos fazer essa, é muito velha’. Todos simplesmente foram direto para elas.” – Ronnie Wood
As apresentações foram gravadas para o álbum “Love You Live”, lançado em 23 de setembro de 1977, originalmente a banda pretendia gravar no Crawdaddy Club, em Londres. Os overdubs foram adicionados às gravações por Mick Jagger, Bill Wyman e Charlie Watts em 8 de março, no Interchange Recording Studios, em Toronto. As músicas “Mannish Boy” (escrita por Muddy Waters/Mel London/Bo Diddley e originalmente gravada por Muddy Waters em 1955), “Crackin’ Up” (originalmente gravada por Bo Diddley em 1958), “Little Red Rooster” (escrita por Willie Dixon e originalmente gravada por Howlin' Wolf em 1961) e “Around And Around” (originalmente gravada por Chuck Berry em 1958) são o material de todo o lado 3 do álbum ao vivo “Love You Live”, a única destas faixas a não ter overdub é “Around And Around”.
Foto: Ken Regan