top of page

“Chuck é o avô de todos nós”

Em entrevista à revista Rolling Stone, Keith Richards falou sobre seu herói Chuck Berry:

“Chuck Berry uma vez me deu um olho roxo, que eu mais tarde chamei de ‘seu maior hit’. Nós vimos ele tocar em algum lugar em Nova York, e depois disso eu estava no backstage, em seu camarim, onde a guitarra dele estava em cima do case. Eu quis olhar, por interesse profissional, e enquanto eu estava dedilhando as cordas, Chuck entrou e me deu um golpe bem no maldito olho esquerdo. Mas eu percebi que eu era o errado. Se eu entrasse em meu camarim e visse alguém brincando com meu machado, seria perfeitamente certo em socá-lo, sabe? Eu simplesmente fui pego.

Ele faria coisas como me mandar para fora do palco também. Eu sempre levei isso como um ‘elogio ao contrário’, meio que um sinal de respeito – porque, do contrário, ele não se importaria comigo.

Ele era um pouco espinhoso, mas ao mesmo tempo havia um cara muito caloroso por debaixo que ele não estava disposto a exibir. Houve outras vezes entre nós quando estávamos sentados e ensaiando, e dizendo: ‘Cara, você sabe, entre a gente, nós entendemos essa merda’ – e seria um belo, diferente sentimento.

Chuck é o avô de todos nós. Mesmo se você for um guitarrista de Rock que não o nomearia como sua principal influência, a sua principal influência provavelmente continua influenciada por Chuck Berry. Ele é Rock & Roll em sua essência pura. A maneira como ele se movia, especialmente naqueles primeiros clipes de filme; A facilidade exuberante quando ele estabeleceu que o ritmo era mistificador e algo para contemplar. Ele usou seu braço inteiro para brincar. Usou o ombro e os cotovelos. A maioria de nós apenas usa os pulsos; Ainda estou trabalhando no ombro. Chuck não era um daqueles guitarristas fazendo caretas em cada nota que ele tocava, o que é tão comum entre todos nós. Chuck está sorrindo enquanto está tocando. Mas ele como compositor, cara… Eu quero dizer, quem consegue aparecer com "Too Much Monkey Business"? "Jo Jo Gunne," "School Days," "Back in the U.S.A."? E "Memphis, Tennessee" é intocável. Tem uma beleza própria, uma ternura intrigante. Há uma espécie de realidade no apelo dela - uma ótima e pungente história – e uma sequência de acordes tão bonita, lindamente tocada. A bateria é uma maravilha. É um daqueles momentos que você só captura de vez em quando no disco, e ele capturou. Está tudo lá em dois minutos e meio.

Como um guitarrista de Rock & Roll que brotava, sua música te deixou em outra estratosfera. Há um período dourado para a música de Chuck. Quando estava na Chess, ele estava tocando no melhor estúdio, com os músicos certos, com Willie Dixon atrás dele. Eu sempre volto à palavra "exuberante" quando eu escuto aqueles discos. Foi impressionante em tudo – a produção, o som, a pura energia deles. Depois disso, ele sempre me parecia ser uma espécie de buscador. E passar o tempo não ajudou. Ele saiu um homem diferente.

Ele era incrivelmente versátil em sua música. Ele tocava tudo. Ele estava pegando dos caras do Jazz – Charlie Christian, e definitivamente T-Bone Walker com aquele trabalho de corda dupla e ele estava muito consciente dos compositores dos standards. Ele era um verdadeiro fã do Nat King Cole Trio. Eu acho que ele ouviu tudo, porque ele era tão hábil na música Country, também. Sua música é uma mistura incrível de América. Há espanhol lá, coisas de Bayou, e Swamp.

Quando os Stones estavam tocando em clubes, era basicamente Chuck e Blues – que, para mim, não são diferentes! Nós amávamos tocar ‘Around and Around’. A música de Chuck é interessante para tocar porque não é tão simples quanto parece – e também é uma questão de como você pode fazer isso interessante. A batida de swing que ele usou deu um sabor diferente. Esse é o significado do roll em Rock & Roll: ele saltou.

Em 1986, quando nós fizemos ‘Hail! Hail! Rock 'n' Roll’, eu me mudei para a casa dele em Berry Park por semanas. Era um sonho de infância se tornando realidade – eu estou morando na casa de Chuck Berry, formando uma banda junto com ele! Steve Jordan, Chuck Leavell e Joey Spampinato também estavam lá, e todo dia era uma aventura. Uma noite eu acordei e encontrei ele do lado de fora com uma máquina enorme, lavando o tapete às três da manhã: ‘Isto tem que ser feito!’.

A cena com ‘Carol’ no filme foi um pouco de um jogo da parte dele. Ele estava fodendo comigo. Ele estava me corrigindo, mas pode ser um pouco diferente de cada vez. Eu pensei: ‘Bem, vou apenas mostrar o quão estoico eu posso estar sob este tipo de ocasiões e fazer isso’.

Quando recebi o telefonema de que ele tinha ido, não foi um total e inesperado choque, mas eu meio que tive a estranha sensação de lembrar de quando Buddy Holly morreu. Eu estava na escola, e este sussurro começou a ir ao redor da sala de aula. A classe inteira deu um gemido coletivo de horror. Este foi o mesmo golpe para o intestino. Isso me atingiu mais forte do que eu esperava. Mas Chuck certamente esperou lá. Essa é outra coisa que eu espero emular.”

Foto: Universal Pictures/Everett

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page