Há 21 anos: A segunda turnê dos Rolling Stones pelo Brasil
Em 11 de abril de 1998, os Rolling Stones iniciavam pela segunda vez uma turnê no Brasil, a Praça da Apoteose foi o primeiro local a receber um show da Bridges To Babylon Tour por aqui. Era a segunda turnê sem Bill Wyman, mas desta vez, os Stones trouxeram um convidado mais do que especial, Bob Dylan subiria ao palco com a banda nas únicas duas datas em terras brasileiras. Mas antes disso, o público se deleitou na Praça da Apoteose com mais uma gigantesca produção da maior banda do mundo, e um setlist que já começava com “(I Can’t Get No) Satisfaction”, para já iniciar o show com a plateia a todo vapor, mesmo dando uma sensação de “vamos acabar logo com isso”, o que também faria sentido, para que a banda pudesse descarregar o caminhão de hits sem o clássico de 1965 no caminho.
Na turnê de 1997/1998, os Stones passariam por lugares onde não tocavam desde a década de 60 como na Polônia (11/08/1998), onde a banda havia tocado pela primeira vez em 1967, mas infelizmente, a ideia de tocar em lugares pouco visitados pelo grupo não instigou a vontade de estender a turnê para outras cidades do Brasil por onde a banda nunca havia passado, já que apenas Rio de Janeiro e São Paulo tiveram o prazer de ver a tour. O show do Rio de Janeiro foi transmitido pela Rede Globo, e mostrou momentos inesquecíveis como a primeira vez em que a banda executou “Out Of Control” no Brasil, mas antes da nova faixa, depois de “Let’s Spend The Night Together”, Mick Jagger fez comentários que na época pareciam típicos de quem vinha fazer shows em nosso país, afirmando que a cada ano gostava mais dos fãs brasileiros, das praias e, claro, das mulheres.
A faixa “Out Of Control”, do álbum “Bridges To Babylon”, não foi a única novidade a ser apresentada no Brasil em 1998, os Stones também executaram “Flip The Switch”, “Saint Of Me” e “You Don't Have To Mean It”, esta última, com Keith Richards nos vocais. Mas além de novas canções, a banda também tinha uma surpresa para o público brasileiro, Bob Dylan subiria ao palco para executar “Like A Rolling Stone”, um dos momentos de maior euforia do público que ali estava, era o cover dos Stones sendo cantado por seu criador. O mesmo aconteceria em São Paulo, na Pista de Atletismo do Ibirapuera, em 13 de abril de 1998, mas as surpresas não acabaram com a participação de Dylan, naquela noite, o público paulista teve o privilégio de ver os Stones executando “Sister Morphine” pela primeira, e até hoje, única vez no Brasil.
"(I Can't Get No) Satisfaction"
"Like A Rolling Stone"
"Sympathy For The Devil"
"Jumpin' Jack Flash"
Foto: André Arruda/AGÊNCIA GLOBO