Há 66 anos: nascia Chuck Leavell
Nascido em Birmingham, no Alabama, no dia 28 de abril de 1952, Charles Alfred Leavell teria o aprendizado na música inserido em sua vida pela própria família.
Chuck Leavell começou no piano ainda criança, com algumas lições de sua mãe Frances Leavell, já com 10 anos aprendeu guitarra com o primo Winston Leavell, mas só integraria uma banda pela primeira vez em 1966, The Misfitz, grupo que se apresentava todas as sexta-feiras, e que chegou a conseguiu uma performance televisionada, durante o programa Tuscaloosa Bandstand. Após o fim da banda, Leavell se tornou músico de estúdio, mas logo integraria outros grupos que também teriam uma curta carreira, como o South Camp e Sundown. Depois da rápida passagem pelas duas bandas, o músico estaria de volta às sessões, desta vez com Alex Taylor, nas gravações do álbum "Dinnertime", lançado em 1972, ano em que conheceu Gregg Allman e gravou o disco "Laid Back", que estaria nas lojas no ano seguinte. Gravar com Gregg levou ao convite para fazer parte da Allman Brothers Band e gravar o que seria o primeiro LP de estúdio sem Duane Allman, morto em 1971 em um acidente de moto. Leavell entrou para a banda ainda em setembro de 1972, gravando o bem sucedido "Brothers And Sisters", o grupo chegaria ao fim em 1976 e se reuniria 2 anos depois, mas sem Leavell, que só tocaria com eles novamente em 1986. Ainda em 76 ele formaria um quinteto de Jazz Rock, o Sea Level.
Os Rolling Stones só entraria na vida de Chuck Leavell quando o tecladista esteve nas audições para a Turnê Norte-Americana de 1981 para escolher quem acompanharia Ian Stewart, o escolhido foi Ian McLagan, mas Chuck tocaria com eles em 26 de outubro de 1981, durante um show no Fox Theatre, em Atlanta. Leavell faria sua primeira turnê completa com os Stones quando a banda viajou pela Europa em 1982, e gravaria ainda naquele mesmo ano para o álbum "Undercover", lançado em 1983. Após os Rolling Stones perderem um de seus primeiros integrantes, Ian Stewart, Chuck se tornaria o tecladista da banda, os acompanhando em todas as as turnês. Após entrar para o time de músicos de apoio em 1982, o único álbum dos Stones que não tem contribuições de Leavell é o "Bridges To Babylon", de 1997.
"Keith é o diretor musical, até onde eu entendo. Ele é o mestre da banda. Mas eles se voltam para mim para dar o tempo, para dar a deixa quando entra em alguma parte das músicas, e também para ajudar a dar sugestões nos arranjos... Eu sou grande na teoria da grande imagem. Jogar solos para mim não faz sentido nenhum para os Rolling Stones. O que faz sentido é misturar e fazer o que Stu costumava chamar de 'tiaras de diamante'. Ele dizia: 'Sabe, eu gosto de escutar aquelas tiaras de diamante'. E essas são aquelas partes brilhantes no alto do piano que surgem ocasionalmente nessas músicas de boogie-woogie. E é sobre isso que é este show." – Chuck Leavell, 1994
Happy Birthday, Chuck Leavell!
Foto: Annette Brown/Getty Images