Mick Jagger fala sobre o teor político das novas músicas
Ontem (27), o mundo conheceu as músicas “Gotta Get A Grip” e “England Lost” após algumas semanas de boatos. Mick Jagger disse em entrevista à revista Rolling Stone que escreveu as faixas em resposta à “ansiedade [e] falta de conhecimento da mudança da situação política”. Ele acrescentou: “Obviamente, temos muitos problemas. Então, eu sou politicamente otimista?... Não”.
“England Lost” possui uma batida ‘bluesy’ e mostra Jagger relatando a história de um jogo de futebol decepcionante, que serve como analogia para este “momento difícil em nossa história”. Ele continuou: “É sobre o incognoscível, sobre onde você está e o sentimento de insegurança. Era assim que eu estava me sentindo quando escrevi. Obviamente tem boa quantidade de humor porque não gosto de nada ‘na cara’, mas também tem uma sensação de vulnerabilidade de onde estamos como um país”.
“Gotta Get a Grip” é uma faixa dançante, embora também tenha momentos sinistros em sua melodia. Na letra, Jagger fala contra tudo, desde a ganância até a xenofobia. “Todo mundo está enchendo os bolsos, todos estão gravados”, ele zombou. “A notícia toda é falsa / Deixe-os comer frango e deixe-os comer bife / Deixe-os comer merda, deixe-os comer bolo”. Sobre a faixa, Jagger disse: “A mensagem, eu suponho, é – apesar de todas as coisas que estão acontecendo, você deve continuar com sua própria vida, ser você mesmo e tentar criar seu próprio destino”.
Jagger disse que escreveu “Gotta Get A Grip” e “England Lost” em abril e escolheu lançá-las como faixas solitárias em vez de esperar para colocá-las em um álbum completo. “É sempre refrescante ficar criativo de uma forma diferente e sinto uma pequena volta a um tempo em que você poderia ser um pouco mais livre e fácil, gravando e lançando imediatamente”, disse ele. “Eu não queria esperar até o próximo ano, quando essas duas faixas podem perder algum impacto e não significar nada”.
Jagger também falou sobre seus gostos musicais atuais, observando que ele muitas vezes faz listas de reprodução preenchidas com recomendações de jovens membros da família com antigos favoritos. “Eu escuto R & B e pop e estranhas misturas de velho e novo e, como todos, eu faço minhas próprias listas de reprodução aleatórias”, disse ele. “As últimas coisas que adicionei a uma lista foram Kendrick Lamar, Skepta, Mozart, Howlin’ Wolf, Tame Impala, faixas obscuras do Prince e coisas clássicas do soul dos The Valentine Brothers. Eu realmente gosto de Kendrick Lamar, ele também está falando de descontentamento e ele realmente faz isso bem. Eu pensei que suas coisas, e o que [o rapper britânico] Skepta está fazendo, são muito interessantes”.
Em uma entrevista para o iBeats da Apple com Zane Lowe, Mick Jagger afirmou que uma das canções é sobre a Inglaterra e outra sobre a situação dos EUA. O frontman afirmou que não é um “escravo da música atual”, mas que gosta de conhecer o que está acontecendo. E por falar em música atual, “Gotta Get A Grip” recebeu 4 remixes diferentes, uma por Matt Clifford – um dos tecladistas dos Rolling Stones –, as outras foram feitas por Seeb, Alok e Kevin Parker da banda Tame Impala. “Nos falamos pelo telefone e eu perguntei, ‘você gostaria de fazer uma versão completamente diferente disso? Eu não vou lhe dar nenhuma direção, faça o que você quiser com ela’. E ele me enviou algumas coisas e eu enviei de volta, fiz alguns pequenos comentários e algumas pequenas mudanças. E ele foi um bom cara para interagir e no fim nós tivemos essa versão que é completamente diferente”.
Em “England Lost”, Mick Jagger está acompanhado de Skepta, que segundo Mick “tentou tirar o melhor de si, diferente de alguns que entram no estúdio, terminam em dez minutos e saem, ele é bastante sério de certa forma, e divertido, mas sério quando está trabalhando”. Quando perguntado sobre ter características que mais tarde fariam parte da forma de rappers se expressarem, Jagger afirmou: “Você absorve os estilos, eu nunca me vi como um rapper, eu sou um cantor de Blues, é completamente diferente”. Sobre a imitação de Harry Styles no SNL, Mick afirmou que, de seus mais novos imitadores, Styles foi melhor até o momento. “Na próxima vez que encontrar com ele, vou pedir para ele fazer bem na minha frente”. Quando o assunto da conversa se voltou para os Rolling Stones, o frontman falou sobre o novo álbum da banda, de acordo com Jagger, eles estiveram em estúdio recentemente e estão com muito material.
Ouça à entrevista completa:
Ouça “England Lost” e as remixes de “Gotta Get A Grip”: