Ronnie Wood temeu perder a vida após diagnóstico de câncer
Ronnie Wood revelou que estava se preparando para ‘dizer adeus’ à sua jovem família após ter sido diagnosticado com câncer de pulmão. Eu uma entrevista para o Dailymail, o guitarrista de 70 anos falou sobre como o diagnóstico, que ele manteve em segredo, o levou ao período mais obscuro de sua vida.
A estrela também relembra como tomou a decisão agonizante de não passar por quimioterapia por não querer perder seu icônico cabelo.
“Eu tive que lutar com um câncer de pulmão. Houve uma semana em que tudo pendia no equilíbrio e as cortinas poderiam ter se fechado, hora de dizer adeus.”
Wood – que parou de fumar uma semana antes do nascimento das gêmeas Gracie e Alice – foi diagnosticado três meses atrás durante um exame de rotina com Richard Dawood, o doutor da banda. Na ocasião, Dawood perguntou se poderia “ir profundamente” e checar o coração, pulmões e sangue do guitarrista.
“Eu disse ‘vá em frente’”, relembra Wood. “E então ele voltou com a novidade de que eu tinha algo queimando em meu pulmão esquerdo. E para ser totalmente honesto, eu não estava surpreso. Eu sabia que eu não tinha um raio-X de peito desde que eu entrei para Cottonwood [uma clínica de reabilitação em Tucson, Arizona] em 2002. Ele me perguntou o que eu queria fazer e a minha resposta foi simples, ‘apenas tire isso de mim’”.
A esposa de Ronnie, Sally, se tornou sua base enquanto ele passava por uma semana de testes para saber se o tumor havia se espalhado. Wood disse: “Se aquilo acontecesse, estaria em todo o meu corpo. Então teve essa uma semana onde eu não sabia o que estava acontecendo. Sally foi incrível. Foi apenas depois de passarmos por isso que ele conseguiu me contar como aqueles foram os piores sete dias da vida dela”.
O guitarrista disse que foi inflexível que, o que quer que acontecesse, ele não iria se submeter à quimioterapia.
“Eu estava preparado para más notícias, mas eu também tinha fé de que ficaria tudo bem. Tirando os doutores, nós não contamos para ninguém, pois não queríamos fazer com que ninguém passasse pelo inferno que estávamos passando. Mas eu tinha decidido que se isso tivesse se espalhado, eu não iria me submeter a quimioterapia, eu não iria usar aquela baioneta no meu corpo. Eu não iria perder o meu cabelo. Este cabelo não iria a lugar nenhum. Uma semana depois eles voltaram com as notícias de que não havia se espalhado e eu disse: ‘Vamos tirar isso agora’. Antes de eu fechar os meus olhos na mesa de operação, eu olhei para o doutor e disse: ‘Que a batalha comece’”.
Wood tem sido nas últimas décadas um dos notórios selvagens do Rock ’N’ Roll e passou um longo período tendo um ‘caso de amor’ com o álcool e outras drogas. Ele admitiu que apesar de tudo que passou, tem sido ´muito sortudo´. Ele disse: “Eu pensei depois que eu parei de fumar: ‘Como eu passei 50 anos fumando pesado, e com todo o resto dos meus maus hábitos, sem algo acontecer aqui dentro?’” Ele conclui: “Alguém lá em cima deve gostar de mim”.
Foto: Getty Images Europe