Há 43 anos: Os Rolling Stones tocavam na Knebworth Fair
Em 21 de agosto de 1976, na Knebworth Fair, os Rolling Stones voltavam aos palcos após uma bem sucedida turnê europeia para promover o álbum “Black And Blue”, lançado em 23 de abril daquele ano. Mas o que o público veria naquela noite seria fora do normal, havia uma grande antecipação para o evento já que aquela seria, na época, a maior plateia da história da banda desde o Hyde Park, em 5 de julho de 1969. Apesar do sucesso, o ano de 1976 não estava sendo fácil para Keith Richards, além dos problemas envolvendo as drogas, o guitarrista perdeu um de seus filhos meses antes, Tara viveu apenas 10 semanas, falecendo em 10 de junho, na época, Keith estava com a banda na turnê europeia, mais precisamente indo para Barcelona, onde fizeram um show na Plaza Des Toros.
Fontes afirmam que o show na Knebworth Fair teve aproximadamente 150 mil pagantes, outras dizem que os Stones estavam tocando diante de uma plateia de 250 mil pessoas. De acordo com o Sunday Mirror, antes da banda subir ao palco, “uma série de garotas fez topless enquanto o sol escaldante enviava altas temperaturas no meio da tarde. Alguns policiais à paisana estavam na plateia e se misturaram com a multidão, mas apenas uma prisão foi feita por posse de drogas – mesmo que fosse divulgado que ‘erva’ estava à venda”. Na plateia também estavam Paul McCartney, Linda McCartney e David Gilmour.
Os fãs pagaram $4.50 por cada ingresso e aguardaram a banda com um grande ato de abertura que incluiu Don Harrison Band, Hot Tuna, Todd Rundgren's Utopia, 10cc e Lynyrd Skynyrd. Por conta de problemas no som, o público teve de esperar mais ainda para o ato principal da noite, até que às 23h30, os Stones finalmente sobem ao palco e “(I Can’t Get No) Satisfacion” faz uma até então rara aparição no setlist sendo o número de abertura do concerto, junto da banda desde a Turnê das Américas (1975) estavam Billy Preston e o percussionista Ollie Brown.
Foto: Alan Perry
Esse show não faz parte da turnê Europeia de 1976, que se encerrou em 23 de junho no Stadthalle, em Viena, na Áustria. E, além disso, a apresentação teve algumas surpresas. Contando com a primeira música da noite, foram adicionadas 10 músicas ao set-list original daquele ano, fazendo com que o show tivesse 30 números, incluindo clássicos covers que originalmente não faziam parte do show como “Around And Around” (originalmente gravada por Chuck Berry em 1958), “Little Red Rooster” (escrita por Willie Dixon e originalmente gravada por Howlin’ Wolf em 1961) e “Route 66” (escrita por Bobby Troup e originalmente gravada por Nat King Cole em 1946). Das composições dos Rolling Stones, foram adicionadas: “Stray Cat Blues”, “Let’s Spend The Night Together” (tocada ao vivo pela primeira vez desde 1967), “Dead Flowers”, um fragmento de “Country Honk”, “Wild Horses”, e “Rip This Joint”. O público também assistiu aos Stones fazerem versões explosivas de “Hand Of Fate” e “Brown Sugar”, a noite foi encerada com “Street Fighting Man”, mostrando um Jagger com o alcance vocal reduzido depois de um longo show, nem mesmo nas últimas duas turnês a banda chegou a ter uma lista de músicas tão longa em uma noite.
Imagem: Rock Music Memorabilia
Sabe-se que o show foi registrado, e ao longo dos anos partes das gravações tem chegado às mãos de colecionadores. Em 2014 foi lançado um box comemorativo do festival de Knebworth pela Rock Music Memorabilia que inclui parte da apresentação dos Stones, mesmo assim, o show segue sem um lançamento completo e oficial.
Around and Around
Little Red Rooster
Star Star
Route 66
Wild Horses
Street Fighting Man