top of page

Chuva, lama e Rock And Roll: O maior show da No Filter

O dia 16 de setembro de 2017 começou chuvoso para os austríacos de Spielberg, o que continuaria no momento em que o público começava a chegar no Red Bull Ring, autódromo onde tomaria lugar o terceiro show da turnê europeia dos Rolling Stones, a “No Filter”. O primeiro artista a subir no palco foi o sensacional e irreverente John Lee Hooker Jr, sendo seguido da competente banda islandesa Kaleo, que com este concerto, encerra sua trinca de aberturas em shows dos Stones.

O horário das 20h00 chegou (já passava das 15h40 no Brasil), mas nada dos Stones entrarem no palco, o motivo foi um atraso proposital já que a chuva e os engarrafamentos estavam impossibilitando alguns fãs de chegarem a tempo para o show, o que fez a apresentação ser atrasada em mais de 15 minutos.

Com o público livre de chuva, a banda finalmente subiu ao palco com “Sympathy For The Devil”, com as luzes demorando um pouco mais do que o normal para ficarem vermelhas, mas Mick Jagger entrou no palco com toda energia cantando junto de Bernard Fowler e Sasha Allen, não muito depois, Keith Richards e Ronnie Wood fazem sua entrada triunfal e se juntam a Mick e Charlie Watts para a melhor “Symapthy” da turnê até agora. Depois dos clássicos absolutos “It’s Only Rock And Roll (But I Like It)” e “Tumbling Dice”, a banda foi direto para as faixas que promovem o mais recente lançamento dos Stones, o disco de covers de blues “Blue & Lonesome”, algo que não poderia faltar em um show feito no aniversário de B.B. King, o que significa que “Out Of Control” ficou de fora do setlist na Áustria – muitos acreditam que ela pode não retornar.

Desde os shows de outono realizados no ano passado nos Estados Unidos, está claro para os fãs que os covers “Just Your Fool” e “Ride ‘Em On Down” são as músicas fixas no set para promover o álbum “Blue & Lonesome” – embora tenham aparecido separadas em concertos feitos em 2016 –, e nesta noite austríaca não foi diferente. Mas em seguida houve a primeira grande baixa da noite para quem esperava por uma raridade, pois “Dancing With Mr. D”, que retornou ao concerto dos Stones depois de 44 anos na primeira data da “No Filter”, foi substituída por “Under My Thumb”, que aparece pela primeira vez como parte do set e não como uma das músicas a serem escolhidas no song vote. E por falar em votação, fazer uma escolha para o show de Spielberg não estava nada fácil, os fãs poderiam escolher entre “She’s A Rainbow”, “Dead Flowers”, “Shine A Light” e “Doo Doo Doo Heartbreaker”, embora muitos apostassem em “Dead Flowers” ou “Heartbreaker”, foi o clássico do álbum “Their Satanic Majesties Request” que entrou para o terceiro show da turnê, “She’s A Rainbow” trouxe leveza para um show que teria muito Rock And Roll pela frente, mas antes das ‘porradas’ da noite, a plateia cantou “You Can’t Always Get What You Want”, que começou com Matt Clifford desafinando um pouco na trompa.

“Paint It Black” foi ovacionada pelo público enquanto Keith Richards fazia a clássica introdução, e todos já estavam ansiosos para o momento em que o homem assumisse os vocais, mas antes, um pouco de disco! Ninguém esperava ver “Miss You” no lugar de “Honky Tonk Women”, a típica “jam” antes da música começar foi recebida com estranheza por parte do público que esperava escutar o cowbell de Chuck Leavell. Após a icônica canção de 1978, Keith assumiu os vocais para “Happy” e a belíssima “Slipping Away”, sendo seguida pela parte intacta do set iniciando com “Midnight Rambler”, após os mais de 10 minutos do clássico, havia chegado a hora de acabar com ansiedade do público e tocar “Honky Tonk Women”, que muitos temiam ter ficado de fora do show.

Foto: volume.at

A troca entre “Miss You” e “Honky Tonk Women” entra no lugar da que acontecia entre “Start Me Up” e “Jumpin’ Jack Flash” até a Olé Tour e os shows de outono nos EUA. Após o single de 1969 veio um dos números que são motivo de alegria nesta turnê, “Street Fighting Man” é iniciada por Keith Richards trazendo o que é um dos mais belos momentos dos Stones em 2017, e nada melhor do que segui-lo com “Start Me Up”, “Brown Sugar” e “(I Can’t Get No) Satisfaction”, sem dúvida é uma parte do setlist (sem trocadilho) que satisfaz a plateia. O riff de “Gimme Shelter” anuncia o início do fim de um grande concerto, música na qual a fabulosa Sasha Allen atravessa a passarela para mostrar toda sua potência vocal, a performance apoteótica foi seguida por “Jumpin’ Jack Flash”, o número que encerrou o maior show da “No Filter”.

Apesar do atraso, da chuva e da lama, e do – ironicamente – menor set da turnê até o momento, os mais de 95 mil que fãs que lotaram o autódromo Red Bull Ring, em Spielberg, estão certos de que o Woodstock austríaco aconteceu em 2017.

Foto: Jürgen Fuchs

Setlist:

1. Sympathy For The Devil

2. It's Only Rock And Roll (But I Like It)

3. Tumbling Dice

4. Just Your Fool (Buddy Johnson cover)

5. Ride 'Em On Down (Eddie Taylor cover)

6. Under My Thumb

7. She's A Rainbow (escolhida pelos fãs)

8. You Can't Always Get What You Want

9. Paint It Black

10. Miss You

11. Happy (Keith)

12. Slipping Away (Keith)

13. Midnight Rambler

14. Honky Tonk Women

15. Street Fighting Man

16. Start Me Up

17. Brown Sugar

18. (I Can't Get No) Satisfaction

BIS 19. Gimme Shelter (Sasha e Mick)

20. Jumpin' Jack Flash

Foto: The Rolling Stones

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page