top of page

Stones retornam com tudo ao Estádio Olímpico de Barcelona

10 anos em 2 horas!

Foto: Ercy Gomes

Em 21 de junho de 2007, os Rolling Stones tocaram no Estádio Olímpico Lluís Companys, em Barcelona, na Espanha, em 2014 a banda estava novamente no país, mas a cidade da vez era Madri e o local era o Estádio Santiago Bernabéu. Nos anos de 2015 e 2016, o grupo passou pelas Américas, o norte e o sul receberam a maior banda do mundo de braços abertos para concertos que marcariam a vida de muitos ali, mas só com a “No Filter”, em 2017, que os Stones retornaram para a Europa e para a cidade de Barcelona, onde atualmente, Ronnie Wood reside quando o tempo está frio demais no Reino Unido para ele, sua esposa e suas duas pequenas.

O dia parecia perfeito, sem perigo de chuva e completamente tranquilo, sem exagero, realmente estava tranquilo na frente do Estádio Olímpico de Barcelona, os 60 mil fãs não chegaram cedo, apenas uma pequena parte da multidão estava em frente ao local horas antes do grande concerto acontecer, como mostrou o curtidor da RSBR, Ercy Gomes, que em vídeos e fotos, mostrou que os fãs espanhóis não se apressaram tanto para ficar bem na frente do palco, o que com certeza beneficiou os que chegaram até mesmo no fim da manhã, mas não podemos esquecer que o show aconteceu em plena quarta-feira. Algumas horas depois, a fila já dobrava o quarteirão e seguia aumentando, até não ser possível ver o final, faltando aproximadamente 2 horas para o começo da apresentação, os portões foram abertos e os sortudos que chegaram cedo já encontravam o melhor lugar para ver os Stones.

O ato de abertura foi a banda espanhola Los Zigarros, que conseguiram cair no gosto exigente dos fãs que ali estavam, após o fim da performance, a ansiedade do público só aumentou sabendo que a atração principal seria a próxima a pisar no palco, ansiedade que deve ter chegado ao limite com o pequeno atraso para o começo do show, mas isso não conseguiu estragar a grande noite que todos tinham pela frente.

Foto: Ercy Gomes

“Sympathy For The Devil” começa e a reação é imediata, gritos e comemorações são escutados de qualquer parte do estádio, pois o momento havia chegado, a banda estava no palco. Os clássicos “It’s Only Rock ‘N Roll (But I Like It)” e “Tumbling Dice” seguiram empolgando o fã espanhol, os covers “Just Your Fool” e “Ride ‘Em On Down” tiveram boas execuções, em seguida, “Under My Thumb” retornou ao set fixo, algo no mínimo curioso, já que a música tem se tornado uma das recorrentes escolhas para disputar o song vote. E por falar em song vote, a vencedora do show na Espanha foi “Rocks Off”, quem estava do lado de fora do Estádio conseguiu escutar a banda ensaiando a faixa que abre o disco mais emblemático dos Stones, após a porrada, o total oposto, a plateia canta “You Can’t Always Get What You Want” e se sente leve, pronta para “Paint It Black”, música que no show de hoje não fez suspense, pois antes de tocá-la propriamente, Keith tocou um pouco da intro com o volume baixo, e os presentes logo entenderam a mensagem, comemorando antes mesmo da música, de fato, começar.

Foto: Ercy Gomes

Assim como na maioria dos shows, “Honky Tonk Women” foi seguida da apresentação da banda, e quando o nome de Keith Richards foi entoado no Estádio Olímpico, o público começou o clássico canto: “Olê, Olê, Olê, Olê... Richards, Richards”. Após o lindo momento, o guitarrista disse “Let’s get happy”, não poderia ser outra música, “Happy” foi seguida por “Slipping Away”, uma bela balada de 1989 que parece ser a companhia do clássico de 1972 nesta turnê. Mas o fã que está acostumado com a parte do set que não muda nem com reza brava teve uma leve surpresa ao ver “Miss You” sendo tocada logo após as músicas de Keith, mesmo com o belíssimo solo de Tim Ries, o fã talvez tenha perguntado se seria possível uma noite em Barcelona sem “Midnight Rambler”? Mas é claro que não, a longa performance veio logo em seguida da canção disco. O show continuou com “Street Fighting Man”, que permanece firme e forte no set depois de mais de uma década sem ser parte fixa do concerto, mas as mudanças não pararam em “Mindight Rambler”, pois a trinca do fim do setlist antes do bis não foi a mesma nesta apresentação na Espanha, após “Start Me Up” e “Brown Sugar”, os Stones tocaram “Jumpin’ Jack Flash”, dando certeza a todos sobre qual seria a última música da noite. O retorno ao palco foi com “Gimme Shelter”, onde Sasha Allen deu tudo de si na parte em que solta a voz e toma conta do palco, com um bom solo de Keith, a música foi uma das melhores performances da noite que foi encerrada, é claro, com “(I Can’t Get No) Satisfaction”.

Após uma década, os Rolling Stones retornaram com tudo ao Estádio Olímpico de Barcelona, quem viu a Olé Tour, sem dúvida sabe o que os residentes da cidade espanhola estavam sentindo a cada acorde.

Agradecimentos a Ercy Gomes.

Foto: Albert Gea

Setlist:

1. Sympathy For The Devil

2. It's Only Rock And Roll (But I Like It)

3. Tumbling Dice

4. Just Your Fool (Buddy Johnson cover)

5. Ride 'Em On Down (Eddie Taylor cover)

6. Under My Thumb

7. Rocks Off (escolhida pelos fãs)

8. You Can't Always Get What You Want

9. Paint It Black

10. Honky Tonk Women

11. Happy (Keith)

12. Slipping Away (Keith)

13. Miss You

14. Midnight Rambler

15. Street Fighting Man

16. Start Me Up

17. Brown Sugar

18. Jumpin' Jack Flash

BIS 19. Gimme Shelter (Sasha e Mick)

20. (I Can't Get No) Satisfaction

Foto: The Rolling Stones

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page