top of page

Em Paris, Stones inauguram a U Arena com grande show

As turnês dos Rolling Stones já tem um histórico de terminarem de uma forma grandiosa, seja com shows em cidades onde a banda nunca tocou ou apresentações que de alguma forma vão entrar para a história. Para o fim da “No Filter”, temos os Stones como o primeiro ato da história da U Arena, inaugurada com um dos três últimos shows da turnê, que agora só tem datas no local que fica em Paris, na França. Este foi o primeiro show da excursão a ter a banda Cage The Elephant como número de abertura, que segue com os Stones até o dia 25 de outubro.

Foto: David Silpa/UPI

O show começou com “Sympathy For The Devil” que seguiu sendo uma das melhores da noite, diferente do começo da turnê, Keith Richards continuou dando o seu melhor no solo, mesmo a performance do último dia 19 não tendo superado o que foi feito em Amsterdã. Sem “Dancing With Mr. D” no set, “Under My Thumb” retornou ao show, em seguida foi a vez de “Let’s Spend The Night Together”, a escolhida do público no song vote. Não se sabe se esses shows na U Arena estão sendo filmados para um lançamento posterior, mas a performance da banda está superior em relação a boa parte da turnê, o que é perceptível em “Paint It Black”, Keith se saiu bem na introdução – que soou linda ecoando pela arena – e Ronnie Wood estava mais ágil na Danelectro, em boa parte da tour ele vem adicionando mais à parte inicial da música fazendo-a crescer antes mesmo de Mick Jagger chegar aos vocais, e por falar no frontman, usando de seus movimentos, ele acompanhou com perfeição a bateria de Charlie Watts, além disso, Jagger estava com uma maior firmeza na voz neste número, mais do que em outros concertos deste ano.

Foto: David Silpa/UPI

Quando chegou o momento de Keith Richards assumir os vocais, o homem foi até o microfone e disse em bom francês “Boa noite, Paris!”. Na hora de anunciar a canção que estava por vir, foi rápido, simplesmente disse o nome do clássico da vez, “Happy”! Uma das melhores versões da “No Filter”, se não, a melhor. Richards entrou com força total no primeiro verso e seguiu assim até a música chegar ao fim, o músico quase entrou adiantado antes do solo de Ronnie acabar, mas se conteve e voltou a cantar no momento certo. Em “Slipping Away”, Richards começou semitonando, mas a plateia da U Arena foi a primeira neste ano a ver o cara cantar a faixa do “Steel Wheels” com tanta energia, apesar do começo, o guitarrista acertou as notas altas que faz mesmo aos 73 anos de idade. Se Keef quase entrou adiantado em “Happy”, na música seguinte ele não retornou ao microfone a tempo, mas acompanhou bem Sasha Allen e Bernard Fowler e continuou mandando muito bem nas notas altas. Jagger voltou ao palco para “Miss You”, que assim como “Midnight Rambler”, é um dos pontos altos da noite, as duas canções quase sempre têm grandes versões. O mesmo pode ser dito sobre “Street Fighting Man”, uma das porradas do show, a música que nunca resulta em decepção, apesar de dois pequenos “tropeços” quase imperceptíveis na primeira noite de eventos da U Arena.

Foto: David Silpa/UPI

A última trinca antes do bis começou com a sensacional “Start Me Up”, que teve uma de suas mais empolgantes interpretações, Wood que sempre entra animado para solar acabou passando pelas casas erradas em sua guitarra, se perdendo um pouco, mas logo retornando às notas certas. Em seguida, a banda deixou claro que “os dias de sofrimento” de “Brown Sugar” não passariam do show de Amsterdã, Richards não errou o tempo, Matt Clifford também acertou e Ronnie não se perdeu na intro, a música já começou bem, mas ficaria ainda melhor, Charlie como sempre mostrou ser o cara que segura as pontas e mantêm tudo em ordem. Uma versão enérgica – como deve ser – foi executada para o público de 40 mil. O “soco” final para aquele momento foi “Jumpin’ Jack Flash”, a plateia pôde respirar um pouco, mas logo eles voltaram com “Gimme Shelter”, Jagger começou afinadíssimo, nada de semitonar entre os versos, uma grande performance! A voz do frontman ficou ainda melhor acompanhada da poderosa Sasha Allen, e assim foi o momento no qual ela tomou conta do palco, poderoso. Após o clássico de 1969, era chegada a hora de aproveitar mais de 8 minutos de “(I Can’t Get No) Satisfaction”.

Foto: David Silpa/UPI

Quem viu o primeiro dos Stones em Paris pela “No Filter”, teve o privilégio de ver o que outras plateias não viram. Agora só restam dois shows na turnê europeia de 2017, ambos na U Arena.

Setlist:

1. Sympathy For The Devil 2. It's Only Rock 'N Roll (But I Like It) 3. Tumbling Dice 4. Just Your Fool (Buddy Johnson cover) 5. Ride 'Em On Down (Eddie Taylor cover) 6. Under My Thumb 7. Let’s Spend The Night Together (escolhida pelos fãs) 8. You Can't Always Get What You Want 9. Paint It Black 10. Honky Tonk Women 11. Happy (Keith) 12. Slipping Away (Keith) 13. Miss You 14. Midnight Rambler 15. Street Fighting Man 16. Start Me Up 17. Brown Sugar 18. Jumpin' Jack Flash BIS 19. Gimme Shelter (Sasha e Mick) 20. (I Can't Get No) Satisfaction

Foto: The Rolling Stones

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page