top of page

Ronnie Wood comenta o trabalho artístico que fez quando a grana apertou

Ronnie Wood está promovendo seu livro “Artist” com diversas entrevistas sobre seu trabalho artístico. O músico já havia dito no documentário “Olé, Olé, Olé! A Trip Across Latin America” que começou a pintar influenciado pelos irmãos. “Eles eram 8 e 10 anos mais velhos do que eu. Então, se eles pintavam, eu pintava. Se eles tocavam, eu pegava o instrumento mais próximo e o tocava”.

“Eu gastei muito dinheiro como se fosse sair de moda com uma bebedeira pesada e o hábito das drogas. Meu quarto costumava ser o centro da festa”. Disse o músico de 70 anos ao Day & Night no lançamento da exibição de arte de “Ronnie Wood How Can It Be? A Rock & Roll Diary” na Royal Society of Arts em Londres.

“Durante o final da década de 1970, quando minha casa estava sendo recuperada pela segunda vez ou no início da década de 1980, quando eu estava na Califórnia, eu costumava pegar essas cartas e pensava: ‘O que isso significa?’ Bem, isso significa ‘Eu não tenho dinheiro!’ Então eu fui trabalhar em São Francisco e fiz muitos monótipos – sabe, pintar óleo em metal e imprimir – e há alguns desses no livro”.

Apesar de ser um músico proeminente desde a década de 60, o guitarrista acrescentou que a indústria não era e ainda não é sempre tão gratificante quanto se pode imaginar.

“Nós costumávamos não ser pagos como músicos. Então eu fiz cerca de 17 por cento do que eu valia uma vez que todas as despesas foram tiradas e isso ainda é muito verdadeiro hoje”.

Já em uma entrevista para a BBC no último dia 14, Wood falou sobre a pintura “Sad Guitar” durante o programa Today, da rádio britânica:

“É muito influenciada pelas guitarras de George Braque e Picasso. Estes artistas realmente me pesam como influências, e entre todo o trabalho que eu fiz na escola de arte sobre o período da Renascença, eles providenciaram uma conexão para o meu trabalho de arte entre pessoas como Monk e artistas mais tradicionais como Rembrandt e Caravaggio. Então, essa sobre a qual você está falando tem uma mulher chorando com uma guitarra e é um pouco como, você poderia dizer, ‘quando a minha guitarra gentilmente chora’.”

Foto: Reprodução/BBC

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page