top of page

Há 2 anos era lançado o álbum "Blue & Lonesome"

Em dezembro de 2015, os Rolling Stones entraram no British Grove Studios de Mark Knopfler, em Londres, perto de Richmond e Eel Pie Island, dois lugares que marcaram o início da carreira da banda. A intenção daquelas sessões era registrar material inédito, o que aconteceu, com os Stones gravando metade de um disco de composições para o novo lançamento, mas o espírito do Blues estava no ar e em uma pausa das gravações de novas músicas, Keith Richards resolveu trabalhar em um cover de "Blue And Lonesome" de Little Walter, Ronnie Wood entrou na onda e em seguida Mick Jagger e Charlie Watts já estavam na mesma sintonia de Richards e Wood, uma música levava à outra, até que a conversa ficasse mais seria e o Blues tomasse conta das sessões. Mick Jagger voltou para casa e escolheu alguns de seus números favoritos e principalmente, os mais obscuros. Em abril de 2016, Ronnie Wood revelou o que a banda havia gravado.

"Nós voltamos ao estúdio para gravar umas músicas novas, e depois entramos em uma onda blues. Gravamos 11 blues em dois dias.

São versões extremamente ótimas de Howlin' Wolf e Little Walter, entre outras pessoas do Blues. Mas elas realmente soam autênticas. Quando voltamos a ouvi-las depois de não termos escutado por alguns meses, ficamos perguntando: 'Quem está tocando? É você?' Soa tão autentico." - Ronnie Wood

Para Keith Richards, "Blue & Lonesome" praticamente se fez sozinho, em menos de uma semana uma homenagem à várias influências dos Stones já estava pronta, e de uma forma totalmente natural. Segundo o produtor Don Was, não existem overdubs no álbum, o que o faz soar grosseiro e autêntico.

"Não houve retoques. Significa que a bateria de Charlie Watts estava saindo pelo microfone de Mick Jagger. O disco soa muito grosseiro, muito autêntico. Captura a essência do que eles são." - Don Was

O álbum traz a lenda da guitarra, Eric Clapton, que tocou em duas faixas para o álbum, "Everybody Knows About My Good Thing" e "I Can't Quit You Baby". Clapton estava no estúdio ao lado gravando seu próprio álbum, quando acabou sendo convidado pelos Rolling Stones para tocar dois grandes clássicos.

"Essa foi outra simples reviravolta do destino. Ele estava pertíssimo de nós enquanto estávamos gravando uma de nossas próprias músicas. Nós perguntamos se ele gostaria de tocar em dois covers. As mãos dele estavam doendo naquele tempo. Ele fez uma canção com os dedos e outra com slide. Eu acho que o Eric se sobressai quando ele toca com os Stones. Algo mágico acontece. É o alívio de não ser o líder da banda. Ele ama isso." - Ronnie Wood

O álbum foi produzido por Don Was e pelos The Glimmer Twins e foi gravado em apenas três dias em dezembro de 2015 (Keith Richards já chegou a falar em até 5 dias) no British Grove Studios em Londres, perto de Richmond e Eel Pie Island, onde os Stones começaram como uma banda jovem de Blues tocando em pubs e clubes. A abordagem deles para o álbum foi espontânea e tocada ao vivo no estúdio, sem overdubs. A banda – Mick Jagger (vocais & gaita), Keith Richards (guitarra), Charlie Watts (bateria), e Ronnie Wood (guitarra), se juntaram a eles três músicos de turnê de longa data, Darryl Jones (baixo), Chuck Leavell (teclados) e Matt Clifford (teclados) e, para duas das doze faixas, Eric Clapton, que estava no estúdio ao lado fazendo seu próprio álbum. O disco mostra os Rolling Stones tirando o chapéu para seus primeiros dias com uma banda de blues quando eles tocavam Jimmy Reed, Willie Dixon, Eddie Taylor, Little Walter and Howlin’ Wolf – artistas os quais têm canções no álbum.

O primeiro gosto do que seria o álbum de Blues dos Stones veio em 6 de outubro junto do anúncio do disco, com o lançamento do single de "Just Your Fool" (escrita por Buddy Johnson e adaptada em 1960 por Little Walter), em outubro a versão da banda recebeu um vídeo. Durante a promoção do disco em outubro de 2016, Mick Jagger teve laringite, o que resultou no cancelamento de uma apresentação no dia 19 na T-Mobile Arena, em Las Vegas, o frontman teve o problema na garganta após 2 shows no deserto durante o festival Desert Trip. Um dia após a data na qual o concerto deveria ter acontecido, a banda lançou um single para "Hate To See You Go", que também teve seu vídeo. O último single foi "Ride 'Em On Down" (tocada no primeiro show da carreira dos Stones), cujo vídeo tem a participação da atriz Kristen Stewart.

O álbum "Blue & Lonesome" foi lançado em 2 de dezembro de 2016, alcançando o 1º no Reino Unido, EUA, Suécia, Japão, Alemanha, entre outros países. No Brasil o disco foi 4º lugar. Em poucas semanas de lançamento foram mais de 2 milhões de cópias vendidas.

Versões originais:

1. Just Your Fool (Originalmente escrita por Buddy Johnson e adaptada em 1960 por Little Walter)

2. Commit a Crime (Originalmente escrita e gravada em 1966 por Howlin’ Wolf – Chester Burnett)

3. Blue and Lonesome (Originalmente escrita e gravada em 1959 por Little Walter)

4. All of Your Love (Originalmente escrita e gravada em 1967 por Magic Sam – Samuel Maghett)

5. I Gotta Go (Originalmente escrita e gravada em 1955 por Little Walter)

6. Everybody Knows About My Good Thing (Originalmente escrita e gravada em 1971 por Little Johnny

Taylor, composta por Miles Grayson & Lermon Horton)

7. Ride ‘Em On Down (Originalmente escrita e gravada em 1955 por Eddie Taylor)

8. Hate to See You Go (Originalmente escrita e gravada em 1955 por Little Walter)

9. Hoo Doo Blues (Originalmente escrita e gravada em 1958 por Otis Hicks & Jerry West)

10. Little Rain (Originalmente escrita e gravada em 1957 por Jimmy Reed, composição de Ewart.G.Abner Jr. e Jimmy Reed)

11. Just Like I Treat You (Originalmente escrita por Willie Dixon e gravada por Howlin’ Wolf em 1961)

12. I Can’t Quit You Baby (Originalmente escrita por Willie Dixon e gravada por Otis Rush em 1956)

 

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page