top of page

Há 52 anos era lançado o álbum "Got Live If You Want It!"

A turnê britânica de 1966, rendeu boa parte do primeiro álbum ao vivo dos Rolling Stones, o "Got Live If You Want It!". Mas apesar de ter sido o primeiro álbum dos Stones desse tipo, esse não foi o primeiro registro ao vivo da banda a ser lançado, um EP de mesmo nome chegou ao grande público em 11 de junho de 1965, gravado durante uma turnê pela Inglaterra, nas noites 5 a 7 de Março daquele ano.

O disco de 1966 foi gravado em Newcastle (1º de outubro), Bristol (7 de outubro) e duas faixas foram gravadas em março de 1965, são elas: "Time Is On My Side" e "I'm Alright". Após a introdução de Long John Baldry, o álbum começa com uma versão pesada de "Under My Thumb", e segue com "Get Off Of My Cloud" e "Lady Jane". Apesar do começo empolgante, esse não foi nem mesmo o último sentimento que a banda sentiu ao escutar as mixagens de "I've Been Loving You Too Long" (gravada em 11 e 12 de maio de 1965, no RCA Studios), e "Fortune Teller" (gravada em 9 de julho de 1963, no Decca Studios), as duas que músicas foram gravadas em estúdio, receberam overdubs com gritos de fãs histéricas, o que deixou o grupo nada contente.

"'Got Live' foi gravado em 4 canais. Parte dos vocais receberam overdubs mais tarde e algumas das guitarras também. Eu lembro de Mick e Keith entrando no estúdio algumas vezes. Charlie e eu não fizemos nada no estúdio, então a sessão de ritmo é dos nossos concertos. Também existem duas faixas de estúdio, é claro, 'Fortune Teller' e 'I've Been Loving You Too Long' com overdubs de plateia nelas. Não esqueça que naqueles dias nós não fazíamos shows muito longos, nós costumávamos tocar 25 minutos no máximo, se você ou nós estivéssemos com sorte. A garotada subia no palco, me atacavam, atacavam o Brian, Charlie, Mick e Keith. Então você tinha a guitarra sumindo por 20 segundos, bateria, etc. Meio minuto em que você perdia o baixo ou a bateria completamente. Em seis shows você seria sortudo em fazer um LP completo." - Bill Wyman

Os overdubs foram feitos com Glyn Johns na metade de outubro, no IBC Studios, em Londres. A versão de "(I Can't Get No) Satisfaction" também é visceral, gravada no segundo show de Newcastle (1º de outubro de 1966) aquele era o som das noites loucas na estrada durante a década de 60.

"Nós tínhamos muitas coisas pessoais para lidar também. Brian estava se tornando impossível para se trabalhar. De qualquer outra forma, ele era totalmente alheio à banda. Muito desse pensamento foi causado pelo trabalho sem parar." - Keith Richards

O álbum ao vivo "Got Live If You Want It!" foi lançado nos EUA em 10 de dezembro de 1966, e alcançou o 6º lugar. O disco foi lançado pela DECCA para fins de exportação com o nome de "Have You Seen Your Mother LIVE!", já no Japão, o disco se chamava "Hits LIVE!".

 

 

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page