top of page

Há 24 anos: O primeiro show dos Rolling Stones no Brasil

Em 1975, a Tour Of The Americas foi anunciada com seis datas no Brasil marcadas para agosto daquele ano, quatro em São Paulo e duas no Rio de Janeiro. Todas foram canceladas. A preocupação com a segurança da banda e a flutuação cambial foram dois dos vários motivos que fizeram a banda cancelar as apresentações. As décadas se passaram, e nada da América do Sul ter a emoção de um show dos Rolling Stones, mas na década de 90, finalmente aconteceu.

A turnê do álbum "Voodoo Lounge" foi a primeira a trazer os Stones para a América Latina. Após fazerem os primeiros shows no México, a banda seguiu para o Brasil, onde tocariam no festival Hollywood Rock. Em 26 de janeiro de 1995, Mick Jagger foi o primeiro Stone a chegar no Brasil para um show, sozinho, no Aeroporto de Cumbica, em Guarulhos. Toda a banda chegaria no dia seguinte, mesmo dia em que uma chuva torrencial caiu sobre a cidade de São Paulo. O aguaceiro não impediu os fãs de irem até o estádio do Pacaembu, mas muitos temiam que o show fosse cancelado, mesmo com as bandas de abertura subindo no palco.

O Barão Vermelho foi o primeiro grupo a se aventurar no palco em meio à toda aquela chuva, em seguida os Spin Doctors fizeram o mesmo, mas Rita Lee não quis arriscar, a cantora temia por seus equipamentos de som - segundo matérias jornalísticas da época - e decidiu não se apresentar naquela noite, ainda haviam mais duas noites para Rita impressionar Mick Jagger no palco da Voodoo Lounge Tour. Foram 3 noites de Stones no Hollywood Rock em São Paulo, mas naquele 27 de janeiro, havia muito o que se temer, as torres de luz pareciam cachoeiras. Aquela era, na época, a maior estrutura que o show business já viu, é de se esperar que uma imagem como aquela pudesse tirar as esperanças de quem esperava ver a maior banda do mundo no palco pela primeira vez na América do Sul, uma noite que com certeza seria histórica, não era por nada que muitos tinham medo daquele momento não acontecer, a cena foi tão desoladora, que alguns deixaram o estádio.

Até que às 23h15 da noite, o calor infernal do fogo cuspido pela serpente de metal anunciou os Rolling Stones, que subiam ao palco pela primeira vez no Brasil, mesmo atrasados, a plateia, que antes estava em uma fria chuva, esquentava o estádio do Pacaembu em uma noite memorável, quem ligaria para um pé d'água com uma grande banda no palco? Não um fã dos Stones, certamente. A batida firme do clássico cover de "Not Fade Away" (originalmente gravada por Buddy Holly em 1957) guiada por Charlie Watts iniciava o grande momento da vida de todos que ali estavam. Mick Jagger agradeceu ao público "por terem esperado 33 anos", em seguida descarregou com Keith, Ronnie e Charlie um caminhão de clássicos, junto das excelentes escolhas do álbum "Voodoo Lounge" para o set da turnê. A banda se apresentou no estádio do Pacaembu, em São Paulo, também nos dias 28 e 30 de janeiro, quando Rita Lee se apresentou e deixou Mick Jagger de queixo caído, o que o fez colocar a cantora como o segundo, e não o terceiro ato de abertura do show. Após São Paulo, os Stones seguiram para mais 2 datas em terras brasileiras, agora, no Rio de Janeiro.

Os fãs de Rock And Roll já enfrentaram de tudo para ver um show de sua banda favorita, mas a felicidade de passar pelos obstáculos e chegar onde era desejado desde o início é sem preço, uma felicidade como essa não é abalada nem por um "dilúvio". Em 1995, o Stones selaram finalmente uma relação com o nosso país, que perdura até os dias de hoje.

Foto: João Raposo/VEJA

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page