Há 54 anos: O encontro histórico de Howlin' Wolf com os Rolling Stones
O dia 20 de maio de 1965 marca um encontro histórico, finalmente os Rolling Stones conheciam uma de suas grandes influências do Blues. Howlin’ Wolf foi apresentado à banda durante a gravação do programa Shindig, que foi filmado em Los Angeles no dia 20 de maio de 1965, indo ao ar seis dias depois.
A banda ainda estava em sua turnê norte-americana quando gravaram performances para os programas Hollywood A Go-Go, Shivaree e Shindig. Uma carga horária exaustiva, mas que valeria muita a pena ser cumprida, pois quando chegassem na gravação do terceiro programa, os garotos teriam a chance de ficar cara a cara com um dos homens que fizeram a história da música que eles tanto amavam. Jimmy O' Neill conversou com Brian Jones e Mick Jagger sobre Howlin’ Wolf ao som do piano tocado por Billy Preston, um encontro de lendas! Quando perguntado sobre a influência de Wolf, Brian disse que quando a banda foi formada, eles queriam tocar Rhythm & Blues, e empolgado ele diz: “Acho melhor calar a boca e chamar Howlin’ Wolf no palco”. O bluesman fez uma performance de “How Many More Years”, canção escrita por Chester Burnett e gravada por Wolf em 1951. Além de Billy Preston, a banda do show contava com James Burton e Joey Cooper nas guitarras, Delaney Bramlett no baixo e Chuck Blackwell na bateria.
Dois dias antes, em 18 de maio de 1965, os Stones estavam nos estúdios da RCA preparando as backing tracks que acompanhariam os vocais ao vivo de Mick Jagger. No programa que foi ao ar no dia 26 daquele mês, a banda apareceu em performances de “Down The Road Apiece” (escrita por Don Raye e originalmente gravada pelo Will Bradley Trio em 1940), onde aparecem após uma rápida imagem da banda do programa, “Little Red Rooster” (escrita por Willie Dixon e originalmente gravada por Howlin’ Wolf em 1961), “The Last Time”, “Play With Fire” e “(I Can’t Get No) Satisfaction” que ainda não havia sido lançada como single, o que explica a banda ter se apresentado com o primeiro take da música, versão que foi gravada em 10 de maio e rejeitada, esta também foi a única música a não ter vocais ao vivo, além de ter sido a primeira vez em que “problemas técnicos” impediram o verso “And I'm tryin’ to make some girl” de ir ao ar. O single do clássico só seria lançado e 5 de junho daquele ano.
“Eu conheci Howlin’ Wolf naquele programa que nós fizemos... que foi quando ele me apresentou a Son House. Ele estava na plateia do Shindig. Howlin’ Wolf disse pra mim: ‘Eu quero que você venha conhecer alguém’. Eu disse para ele: ‘Quem?’. E ele disse: ‘Espere um minuto’. Nós fomos até a plateia, passamos por toda garotada, e ele disse: ‘Este é Son House’. E lá estava esse cara sentado na plateia com todos esses garotos, vestindo macacões de jeans antes da moda de usar macacão jeans. E ele disse: ‘Este é a Son House, e Son House cantou a original Little Red Rooster’. Eu não sei do que ele está falando, porque ele era muito procurado na época. Ele se tornou um pouco mais conhecido depois disso. E ele disse: ‘Você não deve se preocupar sobre tocar Little Red Rooster, porque eu não fui a primeira pessoa a cantá-la de qualquer maneira’. Ele foi muito, muito gentil e cavalheiro sobre ele...” – Mick Jagger
Assista às performances:
Howlin’ Wolf – How Many More Years
Down The Road Apiece
Little Red Rooster
The Last Time
Play With Fire
(I Can’t Get No) Satisfaction
Foto: Michael Ochs Archives