top of page
Buscar

Jagger e Richards são retirados dos créditos de "Bitter Sweet Symphony"

  • Fonte: The Guardian | Tradução/Adaptação: Marcos
  • 29 de mai. de 2019
  • 2 min de leitura

No último dia 23, Richard Ashcroft anunciou que passou a ser o único dono dos direitos de sua canção de 1997 "Bitter Sweet Symphony", gravada pela banda da qual fazia parte, The Verve.

Mick Jagger e Keith Richards eram creditados como compositores da música por conta de uma ação levada adiante pela ABKCO, afirmando na época do lançamento que o Verve usou mais do que havia sido permitido de um sample de "The Last Time" dos Rolling Stones, fazendo com que a faixa fosse creditada a Jagger/Richards/Ashcroft.

O interessante da história, é que essa canção vem de uma música gospel chamada "This May Be The Last Time", dos Staples Singers. Certa vez, Keith Richards comentou sobre o caso:

"Nós aparecemos com 'The Last Time', que era basicamente uma readaptação de uma canção gospel tradicional que foi cantada pelos The Staple Singers, mas por sorte a canção entrou nas brumas do tempo."

Richard Ashcroft sentiu uma fração dos maus bocados que os Stones passaram com a ABKCO no início da década de 70. Mas a história não se estendeu com um clima de mágoa, já que Ashcroft chegou a abrir um dos shows dos Stones durante a "No Filter" no Murrayfield Stadium, em Edimburgo.

O desfecho da história não poderia ser mais justo, Ashcroft anunciou a notícia no mesmo dia em que ganhou o prêmio Ivor Novello por contribuição à música britânica. Em sua declaração, ele disse:

"Essa reviravolta marcante e digna foi possível graças a um gesto gentil e magnânimo de Mick e Keith, que também concordaram que estão contentes em serem excluídos dos créditos e de todos os seus royalties derivados da música que agora serão passados para mim."

 

Foto: Tristan Fewings/Getty Images

 
 
 
Recent Posts
Search By Tags

 RSBR © 2018

bottom of page