top of page

Há 41 anos era lançado o álbum “Some Girls”

Dias após os Rolling Stones assinarem um contrato de $14 milhões de dólares com a WEA para lançamentos na América do Norte, e com a EMI para os outros países, Keith Richards foi preso em Toronto por posse de heroína, cocaína e objetos para o uso, a prisão fez a banda pensar que o futuro da discografia dos Stones estaria em jogo, mas a sentença veio e Keith não teve de ficar preso. Em 10 de outubro, quase um mês após o lançamento do álbum ao vivo "Love You Live", começavam em Paris, nos Pathé Marconi Studios, as gravações para o próximo disco. As sessões para o “Some Girls” tiveram uma pausa depois de 29 de novembro, sendo retomadas no mesmo estúdio em 6 de dezembro, e sendo encerradas durante aquele ano no dia 15 do mesmo mês.

“Eu sei que Mick escuta, e costumava escutar, muito Merle Haggard. Quando você pensa sobre isso, ele até canta ‘Bakersfield’ [em ‘Far Away Eyes’]... Eu penso, por que ‘Bakersfield’? Eu preciso perguntar isso a ele. Talvez ele não se conheça. Deve remeter a ele escutando muito de Merle Haggard.” – Keith Richards

Entre outubro e dezembro de 1977, os Stones gravaram mais de 50 músicas, incluindo o cover de “Just My Imagination” (escrita por Norman Whitfield/Barrett Strong e originalmente lançada pelos Temptations em 1971), o primeiro take de “Beast Of Burden”, as futuras faixas do álbum “Tattoo You”, “Start Me Up” – que não aparecia pela primeira vez em sessões de gravação dos Stones – e “Black Limousine”, o também primeiro take de “Far Away Eyes”, entre outras. Gravando com a banda estavam Ian McLagan, que tocou piano em “Miss You”, e órgão em “Just My Imagination”, o gaitista Sugar Blue, o saxofonista Mel Collins, e Simon Kirke tocando percussão em “Shattered”. Bobby Keys não estava envolvido com as gravações de “Some Girls”.

“A inspiração para o disco foi realmente baseada em Nova York e no jeito da cidade. Eu acho que deu um impulso extra e dureza. E depois, é claro, teve a coisa do Punk que começou em 1976. Punk e Disco estavam acontecendo ao mesmo tempo, então foi um período interessante.” – Mick Jagger

Apesar do LP ser referido como “o Punk dos Stones”, a faixa que abre o álbum é “Miss You”, com uma forte influência da música que estava do outro lado da moeda. A canção nasceu de uma jam entre Mick e Billy Preston durante os ensaios para os shows surpresa dos Stones no clube El Mocambo, em março de 1977, na demo original é Billy quem toca baixo, a partir desta gravação que Bill Wyman começou a criar uma linha própria, mas segundo o engenheiro de som Chris Kimsey, Bill foi em alguns nightclubs até conseguir fazer a linha de baixo que a música precisava. A canção foi gravada no Pathé Marconi entre outubro de 77 e janeiro de 78. Apesar de Mick e Ronnie acharem que a faixa não convence como uma música do gênero Disco, Keith sempre discordou, dizendo que os Stones se saíram bem criando uma boa música Disco e que era essa a intenção desde o início. Charlie sempre concordou com Richards quanto a isso.

“Muitas daquelas canções como ‘Miss You’ no ‘Some Girls’... foram fortemente influenciadas pelas idas às discotecas. Você pode escutar muito daqueles four-to-the-floor e do estilo de bateria da Filadélfia.” – Charlie Watts

A furiosa “Respectable” tem uma letra que fala sobre uma mulher que está entrando na alta sociedade e esquece de onde veio, começou a ser escrita sendo direcionada à própria banda. Mick Jagger via a faixa como um encontro entre Punk e Chuck Berry com a vontade que Keith teve de acelerar o tempo da música, o que deu ênfase à atmosfera Punk Rock da composição. Outro fator que influenciou para isso foi a música ter sido gravada com três guitarras.

“Bem, eu apenas pensei que era divertido. ‘Respectable’ realmente começou como uma música na minha cabeça sobre o quão respeitáveis nós como banda deveríamos nos tornar, ‘Nós somos tão respeitáveis’. Enquanto eu cantava, eu simplesmente criei coisas e as fiz se encaixarem. Agora nós somos respeitados na sociedade... Eu realmente falei dos EUA.

A minha esposa é uma pessoa muito honesta, e a música não é sobre ela... É muito rock and roll. Não é como ‘Sara’ [de Bob Dylan]. ‘Respectable’ é muito pra cima quando você escuta. É por isso que eu não gosto de divorciar a letra da música. Por quê quando você canta, não é o que é, é do jeito que a gente faz... Não é tão sério: ‘Get out of my life, go take my wife - don't come back...’ Não é pra ser levado a sério. Se fosse uma balada seria cantado assim: ‘PLEEEASE, taaake my wiiiiife’ – você sabe o que eu quero dizer? – bem, não é isso, é apenas um dançante número de rock & roll.” – Mick Jagger, 1978

As sessões retornaram em janeiro de 1978, quando a banda concluiria a gravação da maioria das faixas do disco, e em 2 de março eram encerradas em Paris as gravações do 14º LP britânico dos Rolling Stones, a partir dali, Jagger e Richards trabalhariam até abril na mixagem das faixas em Nova York, no Atlantic Studios. Os vídeos para “Miss You”, “Respectable” e “Far Away Eyes” foram gravados também em Nova York, no dia 2 de maio de 1978, os três foram dirigidos por Michael Lindsay-Hogg. Naquela noite o aniversário de Bianca Jagger foi comemorado no Studio 54.

Após o lançamento, a capa criada por Peter Corriston, que mostrava o rosto de cada integrante em famosas personalidades teve que ser modificada por conta de razões legais, os Stones foram ameaçados de serem processos pelo legatário de Marilyn Monroe, Liza Minnelli (que estava representando a mãe, Judy Garland) Lucille Ball, Farrah Fawcett e Raquel Welch por uso não autorizado de imagem. Todas as capas originais foram substituídas, sem qualquer coisa que lembrasse alguma celebridade, mesmo as que não reclamaram. Outra polêmica envolvendo o disco está relacionada com a letra da faixa título, que de acordo com a banda, tirava sarro dos sentimentos estereotipados da sociedade em relação às mulheres.

Os singles do álbum, que foram “Miss You”, “Beast Of Burden”, “Respectable” (Reino Unido) e “Shattered” (EUA), ajudaram a fazer de “Some Girls” o disco dos Rolling Stones que permaneceu por mais tempo nas paradas estadunidenses. Foi o único álbum da banda a ser indicado para o Grammy, na categoria “Álbum do Ano”. A turnê feita pelos EUA naquele ano mostrou que os Stones conseguiram renovar o público, e conquistar território em uma nova era.

O álbum “Some Girls” foi lançado em 09 de junho de 1978, alcançando 2º lugar no Reino Unido e 1º nos EUA. Assim como aconteceu com o disco “Black And Blue”, as 8-Tracks (cartuchos) de “Some Girls” têm versões entendidas de canções do LP, o que aconteceu com “Miss You” e “Beast Of Burden “.

 

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page