Há 50 anos: Mick Taylor grava para TV com os Stones pela 1ª vez
Em 8 de junho de 1969, Brian Jones estava demitido dos Rolling Stones, mas naquele dia a banda já estava adiantada na procura de um novo membro, na verdade eles já o tinham encontrado. O jovem guitarrista Mick Taylor de apenas 20 anos de idade foi indicado por John Mayall, com quem Taylor já havia gravado três álbuns de estúdio. Mick Jagger e Keith Richards ficaram impressionados com o que viram e ouviram quando conheceram o músico. Em 13 de junho de 1969, os Stones anunciavam em uma conferência de imprensa no Hyde Park que Mick Taylor era o novo guitarrista da banda.
“Eu estava bastante seguro no começo, mas senti que queria um pouco de tempo para pensar nas coisas. Examinei minhas próprias razões para querer fazer isso. E eles foram pela experiência e pelas razões musicais mais do que pelo reconhecimento e pelo dinheiro. Foi tão inesperado. É tudo um pouco estranho para mim, mas eu realmente ainda não me sinto parte do grupo e não vou sentir até estar com eles por algum tempo e fazer alguns shows com eles. O que eles fazem é uma mistura de soul, folk e blues e eu gosto de todas essas coisas.” – Mick Taylor, 1969
Brian Jones ainda andava entre os vivos quando os Rolling Stones estavam em Londres pela segunda vez para gravar o programa de David Frost, mas dessa vez, com Mick Taylor. O programa gravado no dia 16 de junho de 1969 mostrava as performances com backing track e vocal ao vivo de “You Can’t Always Get What You Want” – que já havia sido tocada com Brian no até então arquivado Rock and Roll Circus – e “Honky Tonk Women”, que seria lançada como single no mês seguinte. Apesar de terem sido gravados na Inglaterra, os vídeos foram ao ar na TV norte-americana, ambas as performances foram exibidas após a morte de Brian nas horas finais de 2 de julho. A versão reduzida de “You Can’t Always Get What You Want” foi ao ar em 7 de julho e “Honky Tonk Women” foi exibida em 21 de agosto 1969.
Assista às performances:
You Can't Always Get What You Want
Honky Tonk Women
Foto: BBC