Há 57 anos: O primeiro show da carreira dos Rolling Stones
Doze de julho, a data que é comemorada como o aniversário dos Rolling Stones, a Maior Banda do Mundo.
Em julho de 1962, o guitarrista Alexis Korner recebeu uma oferta da BBC, onde ele teria uma apresentação no Jazz Club, o que faria ele desmarcar um outro trabalho. O homem que comandava o Marquee, Harold Pendleton, não gostou da ideia, Korner resolveu chamar a banda de Brian Jones para substituí-lo, a ligação para decidir tudo sobre a apresentação foi feita quando a banda ainda não tinha um nome. Segundo Keith Richards o nome apareceu durante essa ligação telefônica, um 78 rotações de Muddy Waters lançado em 1950 que estava por ali foi o responsável pelo nome icônico, que chegou a desagradar Ian Stewart.
O primeiro set-list dos Rolling Stones, escrito no diário de Ian Stewart.
"Eu disse que era um nome terrível. Parecia o nome de uma Show Band irlandesa, ou algo que deveria estar tocando no Savoy." – Ian Stewart
Um anúncio sobre a apresentação foi publicado na Jazz News quando Brian ainda se apresentava sob o nome de Elmo Lewis: "Mick Jagger, vocalista de R&B, está levando um grupo de R&B para o Marquee amanhã à noite, enquanto a Blues Incorporated faz seu show no Jazz Club. Chamados The Rollin' Stones. A formação é: Mick Jagger (vocais), Keith Richards & Elmo Lewis (guitarras), Dick Taylor (baixo), Ian Stewart (piano), & Mick Avory (bateria). Um segundo grupo sob Long John Baldry, também estará lá". Em 12 de julho de 1962, os Rolling Stones faziam no Marquee Club, em Londres, o primeiro show da carreira. Apesar de Mick Avory – que mais tarde tocou no The Kinks – ter sido anunciado como o baterista dos Stones, muito se especula sobre isso já que Avory não estava no Marquee naquela noite, há até quem diga que não havia um baterista nessa apresentação, mas é bem provável que Tony Chapman tenha comandado as baquetas no primeiro show da banda.
Foto: Pictorial Press/Alamy
O provável set-list de 18 canções daquela noite:
Kansas City
Baby What's Wrong
Confessin' The Blues
Bright Lights, Big City
Dust My Blues
Down The Road Apiece
I'm A Love You
Bad Boy
I Ain't Got You
Hush-Hush
Ride 'Em On Down
Back In The USA
Kind Of Lonesome
Blues Before Sunrise
Big Boss Man
Don't Stay Out All Night
Tell Me You Love Me
Happy Home
Algumas fontes afirmam que os Stones também tocaram "Doing the Craw-Daddy" de Bo Diddley e "Got My Mojo Working", escrita por Preston Foster e gravada primeiramente por Ann Cole.
Foto: Pictorial Press/Alamy