top of page

Há 30 anos era lançado o álbum “Steel Wheels”

Após anos de incerteza sobre a carreira dos Rolling Stones como banda, em 1989 – três anos após o criticado “Dirty Work” –, era lançado o álbum “Steel Wheels”, que foi seguido por uma das turnês mais bem sucedidas da história da música.

Em maio de 1985, a banda decidiu que não participaria do festival Live Aid, onde Jagger se apresentou como artista solo pela primeira vez, enquanto Keith Richards e Ronnie Wood tocaram com Bob Dylan. Richards chegou até a dizer que os Stones não se apresentariam porque a banda já havia acabado. Após o lançamento de “Dirty Work”, em março de 1986, a história seguiu com o lançamento do álbum ao vivo de Charlie Watts e banda, ”The Charlie Watts Orchestra Live at Fulham Town Hall” (1986); o lançamento do segundo álbum solo de Mick Jagger, o “Primitive Cool” (1987); a turnê de Ronnie Wood com Bo Diddley pelo Japão em 1988 (assim como Mick faria dias depois) e o primeiro disco solo de Keith, “Talk Is Cheap”. Tudo naquele mesmo ano. A situação dos Rolling Stones começaria a ser discutida em maio de 1988, quando a banda se encontra pela primeira vez em 2 anos para conversar sobre seu futuro, o que aconteceu antes mesmo do primeiro lançamento solo de Keith Richards, mas só em agosto as primeiras demos para o novo trabalho dos Stones começaram a aparecer.

“Mick chamou de repente, e os outros [disseram]: ‘Vamos voltar com os Stones’. E eu estava pensando: ‘Justamente enquanto eu estou no meio de um álbum. Agora, o que vocês estão tentando fazer? Me ferrar? Justamente agora vocês querem falar sobre voltar?’ Mas nós conversamos sobre isso. Eu fui até Londres, e nós tivemos uma reunião. Eu acho que vocês terão um novo álbum e turnê dos Stones no próximo ano.” – Keith Richards

Em dezembro de 1988, a turnê de Keith Richards com os X-Pensive Winos pelos Estados Unidos chega ao fim, o mês seguinte seria o início de um ano que traria os Stones de volta às paradas e aos grandes palcos. Mick e Keith começam a conversar sobre finalmente dar início ao processo de composição de novas canções, processo este que teve uma breve pausa por conta de um evento importante. Em 18 de janeiro de 1989, os Rolling Stones entravam para o Rock and Roll Hall Of Fame, introduzidos por Pete Townshend, um ano após Mick Jagger ter feito o mesmo com os Beatles. Na ocasião, Townshend disse que acreditava que os Rolling Stones ainda tinham um futuro, e ele estava certo. Um dia após a cerimônia, a banda se encontra mais uma vez para discutir os planos para o ano de 1989. Depois de gravarem as demos em Barbados, os Stones começam a trabalhar nos estúdios AIR a partir de 29 de março daquele ano, o que acontecia após um período de pré-produção que perdurava desde o ano anterior. Em 89, o grupo trabalhava novamente com Chris Kimsey, dessa vez como coprodutor.

“Este foi muito rápido, e acho que há muitas coisas boas nele. Existem algumas boas faixas de rock como ‘Mixed Emotions’, ‘Rock And A Hard Place’, e ‘Sad Sad Sad’, e depois tem algumas baladas. Então eu acho que tem variedade o suficiente para lhe manter interessado até o final.” – Mick Jagger, 1989

O disco conta com músicos como Roddy Corimer, do Kick Horns – assim como a própria sessão –, o percussionista português Luís Jardim, Chuck Leavell, Matt Clifford e Phil Beer – apenas em “Blinded By Love”. Este foi o primeiro álbum gravado pelos Stones a ter a participação de Bernard Fowler e Lisa Fisher nos backing vocals, junto da dupla também estava a cantora Sarah Dash. O período de trabalho no AIR foi até 5 de maio, dez dias depois eles entravam no Olympic Sound Studios, local onde gravavam pela primeira vez desde as sessões para o álbum “Goats Head Soup”. No estúdio de Londres, os Stones fizeram os overdubs e finalizaram o disco em 29 de junho de 1989.

A gravação de “Continental Drift” foi um dos últimos trabalhos para o futuro álbum, a música foi gravada no Marrocos com Mick, Keith, Ron e os Master Musicians of Jajouka e Bachir Attar & Farafina, nos dias 16 e 17 de junho, no Palácio de Ben Abbou. No mês seguinte é anunciada em uma conferência de imprensa em Nova York, a "Steel Wheels Tour" pela América do Norte. Em 3 de agosto, é filmado o vídeo para “Mixed Emotions”, que foi lançada como single no dia 17 de agosto de 1989, o primeiro dos Stones em 3 anos. O segundo foi “Rock And A Hard Place” em 4 de novembro, já tanto o terceiro e quarto single só viriam após a virada do ano, “Almost Hear You Sigh” e “Terrifying”. O álbum “Steel Wheels” foi lançado em 29 de agosto de 1989, alcançado o 1º lugar no Canadá, Austrália e Noruega. Já no Reino Unido o álbum chegou ao 2º lugar, e foi 3º nos EUA.

 

 

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page