top of page

Há 30 anos: Os Stones iniciam a "Steel Wheels Tour"

No dia 30 de agosto de 1989, os Rolling Stones estavam ensaiando no JFK Stadium, na Filadélfia, acertando os últimos detalhes para a turnê do álbum "Steel Wheels" que começaria na noite seguinte. Em 31 de agosto iniciava-se a "Steel Wheels Tour" pela América do Norte, a primeira turnê que contou com o músico Matt Clifford e os sensacionais backing vocals de Bernard Fowler, Lisa Fischer e Cindy Mizelle (Matt, Bernard e Lisa gravaram o álbum "Steel Wheels"), de todos os cantores de apoio que passaram pela banda na Steel Wheels e na Urban Jungle Tour, Bernard e Lisa foram os únicos que continuaram com os Stones nos anos seguintes, com exceção da Olé Tour, que contou apenas com Fowler, a cantora Sasha Allen substituiu Lisa que estava fazendo sua própria turnê.

Os tempos já haviam mudado desde a última excursão dos Stones em 1982, se a estrutura naquele ano era grande, em 1989 teria que ser imensa, não é a toa que os chamam de "A Maior Banda Do Mundo". Não foi apenas o palco que cresceu, o tempo de ensaio também, em 82 eram dez dias, em 89 foram oito semanas! Sem tempo para cansaço. O próprio Mick Jagger disse que os Stones conseguiriam fazer tudo em um ano, e conseguiram, apenas dois dias após o lançamento do primeiro álbum da banda em três anos, o Veterans Stadium recebia o primeiro show dos Rolling Stones em sete anos, tudo maior, mais iluminado e melhor executado. Uma volta triunfal.

Planejando o palco para a turnê do álbum "Steel Wheels"

 

"Nós estamos fazendo 'You Can't Always Get What You Want' exatamente como no disco, com todos as partes e crescendos. Em 81 nós simplesmente começaríamos a canção e estávamos meio despreparados. Eu costumava ter um solo que não era nenhum tempo específico. Mas agora nós trabalhamos sem limitações, determinadas quantidades de compassos. Eu tenho que estar no clima ou todos farão mudanças de acordes e eu não. Essa canção tem muitos truques para mim, pessoalmente." – Ronnie Wood Embora o primeiro grande show dessa excursão tenha sido no último dia agosto, no dia 12 daquele mesmo mês os Stones fizeram uma apresentação surpresa junto com a banda Sons Of Bob no nightclub Toad's Place em New Haven, Connecticut, os ingressos custavam apenas três dólares, uma platéia de 700 pessoas viu a banda antes de boa parte do mundo. No ano seguinte, em 9 de fevereiro, todos estavam ensaiando no nightclub Mza, pois no dia 14 daquele mês, em 1990, a "Steel Wheels Tour" terminaria na Asia com dez shows no Tokyo Dome, um número necessário já que o Japão teve que esperar quase tanto quanto o Brasil pelo primeiro show dos Stones por lá. Após todas essas datas, a banda só voltou aos palcos em maio.

Depois de ensaios no Stadion Feijenoord, era realizada a primeira apresentação da Urban Jungle Tour, em Rotterdam, no dia 18 de maio. Nessa última parte da turnê, Bernard estava acompanhado por Lorelei McBroom e Sophia Jones nos backing vocals. O desfecho da excursão se deu em 25 de agosto de 1990. Quase um ano após o início de tudo, acontecia o último show, que se tratava do segundo pela "Urban Jungle" no Wembley Stadium, em Londres.

A memorável turnê que levou os Stones de volta à estrada como banda contou com atos de abertura como Living Colour, Guns N' Roses e Dan Reed Network. O registro de toda a magnificência da Urban Jungle está no filme "Rolling Stones: Live at the Max", que foi filmado na Inglaterra, Itália e Alemanha.

 

Assista ao primeiro show da "Steel Wheels Tour"

Nessa tour, após o set de Keith, a banda iniciava uma sequência de músicas em ordem cronológica: "Paint It Black" (1966), "2000 Light Years From Home" (1967), "Sympathy For The Devil" (1968) e "Gimme Shelter" (1969).

Durante o primeiro show da excursão, em "Shattered", a energia do palco falhou, mas retornou poucos momentos depois. O concerto dos Stones no Veterans Stadium, na Filadélfia, foi o primeiro show com grande estrutura da banda em 8 anos nos Estados Unidos.

 

Foto: Amy Sancetta

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page