Há 46 anos era lançado o álbum “Goats Head Soup”
Depois da excelente vendagem do álbum “Exile On Main St.”, os Stones não poderiam ter uma sucessora melhor do que “Angie”, lançada em Agosto de 73. A canção ficou no primeiro lugar nos EUA, estranhamente chegou apenas na 5ª posição na Inglaterra, mas de qualquer forma foi um grande hit que anunciava o próximo lançamento da banda, o disco “Goats Head Soup”.
Na época em que as gravações foram iniciadas os Stones estavam na Jamaica. Keith Richards conta que esse era um dos poucos lugares em que deixavam entrar todos os integrantes da banda naquela época, as sessões começaram no Dynamic Sound Studios na cidade de Kingston em 6 de dezembro de 1972. Pode não parecer, mas os compositores tiveram um tempo menor para escrever no álbum anterior, Richards afirma que o “Goats Head Soup” não demorou tanto para ser feito, porém, muitos takes foram gravados para as canções, mais do que em ”Exile”. Como esse não seria um disco duplo, todos tinham mais tempo para trabalhar em suas partes, mas Mick Taylor não parecia apreciar essa forma de gravar uma canção.
“Taylor sentia que estava desperdiçando o tempo dele. Ele não gostava de passar dez horas trabalhando em uma faixa que ele poderia masterizar em três horas.” – Bill Wyman
A primeira música a ser gravada para o disco foi “Silver Train”, tocada em estúdio pela primeira vez em outubro de 1970, ainda durante as sessões do LP “Sticky Fingers”, a composição de Jagger e Richards só seria resgatada em maio de 1973, época em que a banda estava trabalhando no Island Recording Studios, em Londres. Os toques finais para as novas canções foram dados no estúdio britânico, incluindo o arranjo de Nicky Harrison para “Winter”. Também tocam no álbum os lendários Ian Stewart, Billy Preston, Nicky Hopkins, Bobby Keys, Jim Price, Jim Horn, o produtor Jimmy Miller e os percussionistas Pascal e Rebop.
“Este álbum é menos extravagante, e mais melódico que o último. Nós já gravamos muitos números rápidos, talvez até demais.” – Mick Jagger, 1973
Keith não exagera quando diz que a Jamaica era um dos poucos países que deixavam toda a banda entrar. Os Stones foram banidos da Austrália, o que atrasou a confirmação das datas de futuros shows no país, e em 9 de janeiro de 1973, Mick Jagger foi banido do Japão por conta de sua anterior condenação por posse de drogas, o que fez os shows da leg asiática da Pacific Tour (feita durante os meses de janeiro e fevereiro de 1973) serem cancelados.
“’Goats Head Soup’ foi feito na pressa. Tem esse corpo de trabalho que vai do ‘Let It Bleed’ ao ‘Exile’... onde parecia que não estávamos incomodados. Depois do ‘Exile’... nós realmente fomos exilados. Os dois álbuns seguintes foram feitos da mesma maneira, e isso dificulta você a fazer o seu melhor trabalho.” – Keith Richards, 2011
As gravações no SIR Studios em Los Angeles foram concluídas em janeiro de 73, e em maio no Olympic Sound Studios, em Londres. A faixa que abre o lado B, “Silver Train”, quase foi deixada de lado como uma sobra das sessões de Londres, e ”Hide Your Love” foi gravada durante um ensaio no centro de convenções De Doelen em Rotterdam. Em janeiro de 1973, foi gravada no Village Recorders Studios a faixa mais controversa do álbum, “Star Star”, o que fez Ahmet Ertegan, o chefe da Antlatic Records ficar preocupado com o conteúdo das letras, mas logo ele percebeu que o fato de rádios como a BBC terem banido a canção só ajudou para a publicidade do álbum.
Em 6 de junho de 1973, a banda faz a sessão de fotos com David Baileypara a capa do próximo trabalho de estúdio, em 17 de julho são filmados os vídeos promocionais para “Angie”, “Dancing With Mr. D” e “Silver Train”, dirigidos por Michael Lindsay-Hogg.
O álbum “Goats Head Soup” foi lançado no dia 31 de agosto de 1973, o disco foi 1º lugar em mais de oito países (incluindo Inglaterra e Estados Unidos), sem esquecer de “Doo Doo Doo Doo Doo (Heartbreaker)” que também entrou para o Top 20 norte-americano.