Há 50 anos acontecia o Altamont Free Concert
Depois do aclamado festival de Woodstock que reuniu grandes nomes do rock que levantou a bandeira da paz e do amor, os Rolling Stones queriam fazer um evento só deles com algumas bandas convidadas. E eis que começaram as negociações sobre o local que se realizaria esses shows e que o público que fosse prestigiar tivesse livre acesso. Muitos sinais para que eles desistissem foram dados, mas quando a insistência fala mais alto, o preço a pagar pode sair bem caro.
E finalmente, foi divulgado onde aconteceria uma das maiores catástrofes do rock and roll, dia e hora. Em 6 de dezembro de 1969, em um sábado, em Altamont Speedway, no norte da Califórnia. O que deveria ser um dia de muita paz e amor se mostrou confuso, caótico e trágico. Quando as primeiras bandas começaram a se apresentar, o clima já era tenso com muita gente querendo invadir o palco numa total falta se senso. Artistas como Santana, The Flying Burrito Brothers, Crosby, Stills, Nash and Young e por fim o Jefferson Airplane passaram um verdadeiro sufoco para conseguirem se apresentar. O Grateful Dead se recusou a tocar alegando não haver condições de se apresentarem.
Quando os Rolling Stones adentraram ao palco um verdadeiro pandemônio já tinha se instaurado. Algumas pessoas já tinham invadido o palco enquanto que os Hell’s Angels “tentavam” amenizar a situação para não dizer o contrário. O grupo de motociclistas ao invés de manter a ordem e a segurança, bebia loucamente e batiam nos espectadores. Mick Jagger, por sua vez, acalmava o público nos intervalos das únicas músicas que foram possíveis de serem executadas. Keith Richards apontava o dedo para a platéia acusando alguns de perturbar a paz com tumultos. Não havia tranqüilidade e o ambiente era completamente hostil e perigoso. Por fim, uma fatalidade aconteceu aos os olhos de quem pode ver. Um jovem, na flor da idade fora assassinado durante o show por um golpe de faca nas costas. Meredith Hunter na hora da confusão portava uma arma e por conseqüência disto sentenciou o seu destino. É uma das cenas mais aterradoras e chocantes da música.
Todos esses relatos foram registrados pelos irmãos Albert e David Maysles e Charlotte Zwerin que captaram cada cena do antes, durante e depois do festival e se tornou o documentário “Gimme Shelter”. Um nome bem sugestivo que faz bastante sentido a todos os acontecimentos trágico e sombrio que girou em torno de Altamont Free Concert.
Foto: Ethan Russell