top of page

Há 4 anos: Os Rolling Stones retornam ao Maracanã

Em 20 de fevereiro de 2016, os Rolling Stones tocavam no Brasil após 10 anos sem uma turnê pela América do Sul. A cidade para começar a Olé Tour no Brasil não poderia ter sido melhor escolhida: Rio de Janeiro, mesma cidade onde a banda fez o maior show de sua história, em 18 de fevereiro de 2006.

Nas palavras do próprio Mick Jagger, havia um clima acolhedor de relaxamento, mesmo com um Maracanã lotado. Antes dos Stones subirem ao palco, uma chuva caiu sobre o Rio de Janeiro, e ainda por cima durante os atos de abertura, que para esse show memorável foram: Ultraje a Rigor e Dr Pheabes. Era a primeira vez em uma década que os Stones passavam pelo Brasil, mas a banda não tocava no Maracanã havia 21 anos quando a Olé Tour passou pelo Rio.

O público chegando no Maracanã para uma grande noite. | Foto: Vander Felipe

A chuva que tinha alarmado os fãs no início das performances passou, mas atrasou o show em 20 minutos, nada comparado aos 10 anos de espera do público presente, muitos ali, estavam vendo a banda pela primeira vez. E é bom frisar que a Olé Tour foi a responsável pela realização do sonho de muitos fãs da banda que nunca antes tiveram uma oportunidade de ver um show da maior banda do mundo. O retorno ao Maracanã começou com “Start Me Up”, tudo a ver com a curtição e agitação dos cariocas naquele 20 de fevereiro.

Para falar sobre o show realizado no Maracanã, nada melhor do que o relato de alguém que esteve assistindo os Stones em 2006 e em 2016.

Relato enviado por Vander Felipe

"Dia 20/02/2016 ficará marcado na história. Após 10 anos do concerto histórico dos Stones em Copacabana para cerca de 1,5 milhão de pessoas, o quarteto britânico retornou ao Rio de Janeiro para tocar no lotado Maracanã. E eu pela segunda vez tive a oportunidade de ver de perto a maior banda de rock’n roll do mundo. A primeira vez que vi os Stones foi em 2006 naquela apresentação histórica na praia de Copacabana, e não poderia deixar passar a oportunidade de vê-los novamente no Brasil.

No show do Rio de Janeiro, os britânicos apresentaram um setlist com 19 músicas, dentre elas a grande novidade foi “Doom and Gloom”, a última canção composta e produzida pela dupla Jagger e Richards, lançada em 2012 como single, pela primeira e única vez apresentada no Brasil. Nos demais concertos da Olé Tour no país, “Doom and Gloom” ficou de fora dos setlists.

Outro ponto marcante do show do Rio de Janeiro, foi o cover de “Like a Rolling Stone”, de Bob Dylan, que foi a canção vencedora da noite em votação popular no site da banda.

Quando Mick Jagger apresentou a banda e anunciou Keith Richards nos vocais, o Maracanã foi ao êxtase com gritos de “olê, olê, olê, ola... Richards, Richards”. O guitarrista ficou visivelmente emocionado por retornar ao Rio depois de 10 anos. Na sequência Richards apresentou “You Got The Silver” e “Before They Mke Me Run”.

O público delirou com a parte final de tirar o fôlego: “Midnight Rambler”, “Miss you”, “Gimme Shelter”, “Brown Sugar”, “Sympathy for the Devil” e “Jumping Jack Flash”. No Bis ainda teve as tradicionais “You Can´t Always Get What You Want”, com a participação do coral da PUC-RJ, e “(I Can´t Get No) Satisfaction”. Um show formidável e histórico."

Foto: Yasmin Porto

Publicação feita originalmente em 20 de Fevereiro de 2017. "1 Ano de Olé Tour: Os Stones de volta ao Maracanã"

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page