A bem-sucedida estreia dos Stones no Levi's Stadium
Os Rolling Stones estrearam no Levi's Stadium, em Santa Clara, EUA, no dia 18 de agosto de 2019, a cidade fica localizada na costa sul da Baía de São Francisco e imediatamente a oeste de San Jose. A última vez dos Stones na área havia sido durante a "50 & Counting", em 8 de maio de 2013, no HP Pavilion at San Jose, um dos menores hiatos encerrados pela "No Filter", seis anos.
A noite de música teve início com o interessantíssimo e intenso som da Vista Kicks, banda de Los Angeles que claramente tem forte influência do Rock And Roll do fim da década de 60 e início dos anos 70, tanto que autodenominam-se como um grupo de Bootie Shakin Rock N Roll. Uma escolha que a primeiro momento parece ser correta para a abertura de um show dos Stones, mas a banda teve que trabalhar duro para conseguir tirar uma reação do público, o que foi conseguido com a competência e intensidade musical do quarteto.
O concerto teve início com com a porrada número 1 dos Stones, "Jumping Jack Flash". Geralmente as performances ao vivo do clássico de 1968 são similares, mas vale destacar que em Santa Clara a banda se sobressaiu. Para dar continuidade à festa, os fãs no Levi's Stadium assistiram ao retorno de "Let's Spend The Night Together", onde Mick Jagger estava elétrico, mesmo essa não sendo uma enérgica versão do clássico, o que não significa que tenha sido ruim, muito pelo contrário, se trata de uma das execuções mais bacanas de "Let's Spend The Night Together".
Após "Tumbling Dice", o show não seguiu para o resultado do song vote, mas sim para "Out Of Control", que não chega a ser uma raridade de fato por ter ficado no set dos Stones por alguns anos, mas na "No Filter", a faixa do "Bridges To Babylon" passou a aparecer cada vez menos. Apesar do clima criado pela música, a plateia pareceu escutá-la com desconfiança, mesmo com Mick demonstrando seus dotes vocais, à la 1997, no pré-refrão. Mas com o segundo refrão e o solo de gaita de Jagger, "Out Of Control" ganhou o público de Santa Clara.
Antes de revelar o nome da vencedora do song vote, Mick Jagger brincou enquanto alguns nomes e disse: "'If you go to san francisco, please wear some flowers in your head', eu não me lembro dessa". Em seguida revelou que a faixa que saiu vitoriosa na votação foi "Rocks Off". Afiado como uma navalha, Keith Richards deu início ao riff de um dos clássicos mais intensos do Rock And Roll, intensidade que esteve mais do que presente na execução do clássico pela banda, e que era potencializada no refrão com a poderosa voz de Sasha Allen e com a seção de metais.
A competência apresentada em Seattle durante "You Can't Always Get What You Want" esteve presente em Santa Clara, mais uma execução digna de um registro oficial, assim como o que veio a seguir. A primeira do set acústico, "Sweet Virginia", teve o tempo totalmente dado por Mick Jagger, fazendo a banda se entender melhor. Wood ficou de olho em Charlie para que o tempo não fosse perdido, e após a introdução ficou nítido que o andamento estava em maior velocidade do que de costume, mas isso não atrapalhou o clássico, a resposta do público foi positiva. Em "Let It Bleed" – fazendo mais uma aparição no set para ficar tão atrás de "Dead Flowers" e "Sweet Virginia" – também é possível perceber um pouco mais de energia que, mais uma vez, foi muito bem recebida pelo público.
De volta ao palco principal, "Sympathy For The Devil" fez outro estádio entoar o que talvez seja sua maior marca, o backing vocal. A Gibson Les Paul Jr de Richards estava nervosa em Santa Clara, não foi o melhor solo do guitarrista em 2019, mas novamente foram improvisos coesos com muitos bons momentos em ambas as vezes em que Richards solou. E por falar em solos, nem é preciso dizer nada sobre Richards em um de seus riffs mais lembrados, "Honky Tonk Women". Claro que o clássico fez o Levi's Stadium ir à loucura, uma pena a guitarra de Keith Richards ter ficado sem som após o solo, mais problemas com a mesa de som.
Quando Keith pega seu violão e assume os vocais, é hora de diminuir o ritmo com "You Got The Silver", que apesar de algumas esquecidas de letra aqui e ali, teve uma linda versão com direito à plateia cantando com Richards. Mas foi "Before They Make Me Run" que, para variar, roubou a cena. Richards parecia ter rejuvenescido 10 anos para cantar a faixa do "Some Girls", superando até mesmo outros ótimos desempenhos durante a "No Filter". Que versão.
"Miss You" ainda é um espetáculo de música ao vivo, que não deixa o show cair, com solos de Darryl Jones e Tim Ries, cujo saxofone tomou conta dos estádios por mais alguns compassos com Mick deixando de cantar os versos "I guess I'm lying to myself / It's just you and no one else", o que vinha acontecendo desde o show em Denver, mas claro que isso não atrapalhou a execução do clássico. Depois de tantas atmosferas criadas pela banda durante o show, era chegada a hora de algo mais ameaçador, já que "Midnight Rambler" vinha a seguir. Richards não dá bola fora quando o assunto é a ópera-blues dos Stones, muito menos Wood que colocou fogo na alma dos fãs no Levi's Stadium. Mas até mesmo este clássico tem sua face menos ameaçadora, que na verdade mais parece a calma antes do caos, onde Mick Jagger voltou a cantar um pouco do cover de "You Gotta Move", pouco antes da porrada comer solta de novo na música, que voltou para sua parte mais elétrica com uma força incrível guiada pelas baquetas de Charlie Watts.
Para Santa Clara, restava apenas a última trinca da noite e o bis, a lei era aproveitar ao máximo os momentos finais que foram anunciados por Keith Richards com a introdução de "Paint It Black". A música que conseguiu se encaixar bem próximo ao final do show conta sempre com Mick Jagger restrito ao seu pedestal, mas que logo se move pelo palco enquanto o vocalista o leva para a passarela, tirando reações positivas do público, sem falar de sua ótima forma vocal durante a noite.
O clima de festa voltou com "Start Me Up", onde Bernard Fowler e Sasha Allen não economizam na animação, como ficou evidente nas imagens que apareciam nos telões para todo o estádio, o mesmo pode ser dito sobre "Brown Sugar". A guitarra de Keith (que estava esperto nas introduções) soou furiosa mais uma vez iniciando o último clássico antes dos 5 minutinhos de descanso. Karl Denson estava tão inspirado que continuou solando em alguns momento da música, mesmo depois de sua interpretação do solo de Bobby Keys. Foi também nesse show que ficou claro que Ronnie Wood tinha jogado a Danelectro '64 pra escanteio, elegendo a Duesenberg como sua guitarra em "Brown Sugar".
Quando o bis começa, ainda calmo com a introdução de "Gimme Shelter", o azul passa a tomar conta dos quatro telões, o risco de tormenta não existe, mas o poder da execução do clássico de 1969 o faz parecer real, é o momento no qual a bateria de Charlie Watts entra cheia de swing e Ronnie Wood emula notas de uma época em que ainda não fazia parte dos Stones em cima da introdução tocada por Richards. Jagger segue com uma forma vocal impecável, também trazendo a lembrança da versão do "Let It Bleed". A execução de "Gimme Shelter" em Santa Clara foi mais do que espetacular, tanto que uma das partes mais aplaudidas nem fazia parte da música: a caminhada de Sasha Allen até a passarela. Algo que com certeza lhe deu ainda mais confiança para soltar a voz no ápice do clássico, lhe rendendo ainda mais aplausos. Em seguida, as notas poderosas da guitarra de Ronnie Wood só fizeram a música ficar mais apoteótica. O público no Levi's Stadium presenciou uma performance que muitos outros não presenciaram.
Depois de um dos momentos mais emocionantes de a turnê, a banda seguiu para o último número do setlist: "(I Can't Get No) Satisfaction". Não existem mais surpresas, apenas a motivação de aproveitar cada segundo restante na presença da Maior Banda do Mundo. Mesmo que os fãs já saibam o que esperar quando o assunto é o maior clássico do Rock And Roll, a banda – assim como em "Jumping Jack Flash" – se sobressaiu mais uma vez, incluindo até uma nova forma de interação entre Mick e os backing vocals. Com energia para dar e vender, os Stones encerraram o show para 47 mil fãs em ótima forma, deixando a certeza de que a estreia dos garotos no Levi's Stadium foi extremamente bem-sucedida.
Foto: Chris Victorio/SF Examiner
Setlist:
1. Jumping Jack Flash 2. Let's Spend The Night Together 3. Tumbling Dice 4. Out Of Control 5. Rocks Off (vote song) 6. You Can't Always Get What You Want 7. Sweet Virginia (palco B) 8. Let It Bleed (palco B) 9. Sympathy For The Devil 10. Honky Tonk Women 11. You Got The Silver (Keith) 12. Before They Make Me Run (Keith) 13. Miss You 14. Midnight Rambler 15. Paint It Black 16. Start Me Up 17. Brown Sugar BIS 18. Gimme Shelter 19. (I Can't Get No) Satisfaction
Foto: The Rolling Stones