top of page

Há 25 anos era lançado o álbum “Wandering Spirit”

Alguns dias após uma conferência de imprensa realizada em 12 de fevereiro de 1992 sobre o “Dia da Música”, no Royal Festival Hall, em Londres, Mick Jagger inicia as gravações para seu terceiro álbum solo, no Capitol Studios, na Califórnia. Faixas como “Don't Tear Me Up”, “Evening Gown” e “Hang On To Me Tonight” foram algumas das primeiras a serem gravadas para o disco “Wandering Spirit”, produzido pelo renomado Rick Rubin.

O disco contou com nomes consagrados durante as gravações. O lendário baterista Jim Keltner participa da faixa "Evening Gown", Lenny Kravitz canta com Jagger em “Use Me” e Flea toca baixo em "Out Of Focus", "Use Me" e "I've Been Lonely For So Long". Neste álbum, Matt Clifford toca Virginal e Cravo, além de ser o responsável pelos arranjos de cordas do disco. Também trabalharam com Jagger em “Wandering Spirit” músicos como Billy Preston (piano, órgão e clavinete), Curt Bisquera (bateria), Jay Dee Maness (pedal steel), Courtney Pine (saxofone), entre outros.

Além de belíssimas canções de Jagger como “Angel In My Heart”, o álbum também contém covers de algumas das canções favoritas do vocalista como “Use Me” de Bill Withers (originalmente gravada em 1972), "Think" escrita por Lowman Pauling dos "5" Royales (originalmente gravada em 1957), “I've Been Lonely for So Long”, escrita por Posie Knight e Jerry Weaver (originalmente gravada por Frederick Knight em 1972) e a tradicional canção “Handsome Molly”, que fecha o disco.

“Wandering Spirit” foi gravado entre fevereiro e setembro de 1992 (com pausas), mas em maio daquele ano, Jagger conheceu a banda The Red Devils, e em junho, interrompeu as gravações do novo álbum para gravar um disco de Blues com a banda. Mick tinha a vontade de fazer um trabalho do tipo desde o fim da turnê do álbum “Steel Wheels”. As sessões no Ocean Way Studios que geraram um álbum que nunca foi lançado oficialmente também foram produzidas por Rick Rubin.

“As músicas de Blues foram gravadas com os Red Devils, a banda assinada com a Def American. Eu costumava ir assisti-los nas noites de segunda no King King Club, em L.A. e eu cantei com eles umas duas vezes. Nós fizemos um dia inteiro de 14 músicas de Blues. Algumas obscuras, algumas não. Nós não sabemos se iremos lançá-las. Nós só as fizemos por diversão... Você está dentro e fora dessas coisas. Você pensa, ‘eu conheço isso, eu já escutei, está tudo na minha cabeça. Eu não preciso colocar os discos’. É diferente quando você está realmente tocando ou vendo – é outra coisa.” – Mick Jagger, 1992

Em 15 de janeiro de 1993, o primeiro do single do álbum foi lançado. A música “Sweet Thing” foi lançada com outras duas versões da mesma e a faixa título de “Wandering Spirit” na versão CD maxi do single. Os singles seguintes foram "Don't Tear Me Up", "Wired All Night" e "Out of Focus". A responsável pela foto da capa foi a fotógrafa Annie Leibovitz.

O álbum “Wandering Spirit” foi lançado em 8 de fevereiro de 1993, alcançando o 12º lugar no Reino Unido e 11º nos EUA. A faixa "Don't Tear Me Up" ficou por uma semana em 1º lugar na lista Mainstream Rock da Billboard.

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page