Há 55 anos era lançado o álbum “England's Newest Hit Makers”
Nos dias 3 e 4 de janeiro de 1964, os Rolling Stones gravavam no Regent Sound Studios, em Londres, as primeiras faixas que fariam parte do primeiro álbum de estúdio da banda. Durante esses dias apenas covers foram gravados, incluindo “I Need You Baby (Mona)” (originalmente gravada por Bo Diddley em 1957) e “Route 66” (escrita por Bobby Troup e originalmente gravada por Nat King Cole em 1946). Os Stones só voltariam ao estúdio em 10 de janeiro, quando gravariam “Honest I Do” (originalmente gravada por Jimmy Reed em 1957), “I’m A King Bee” (originalmente gravada por Slim Harpo em 1957) e o primeiro take de “Not Fade Away” (escrita por Buddy Holly/Norman Petty por e originalmente gravada por The Crickets em 1957) que acabou não entrando para o primeiro álbum britânico dos Stones, lançado em 16 de abril de 1964, mas a faixa foi lançada como single no Reino Unido, assim como nos EUA.
No dia 24 de janeiro, os Stones retornavam para o estúdio, onde continuariam a registrar seu primeiro LP, mas apenas gravariam demos. No fim daquele mesmo mês, o primeiro single estadunidense voltava a ser trabalhado, mas as outras faixas seriam registradas apenas a partir do mês seguinte, após shows em Londres, sendo uma dessas apresentações, uma performance no icônico Royal Albert Hall, em 1º de fevereiro, durante o “Valentine Charity Pop Show”. Em 4 de fevereiro eles retornavam ao Reagent Sound, o dia em que gravaram o cover de “Can I Get A Witness” (escrita por Brian Holland/Lamont Dozier/Eddie Holland e originalmente gravada por Marvin Gaye em 1963), e as faixas “Now I’ve Got A Witness (Like Uncle Phil And Uncle Gene)” e “Little By Little”, ambas de autoria de Jagger e Richards, mas são creditadas a “Nanker/Phelge”, uma forma de todos os integrantes ganharem royalties com a canção.
“Nós estamos na metade do caminho no primeiro disco, e nós estamos tentando terminá-lo nos próximos dois meses. Mas com a turnê e tudo mais, nós não podemos dizer quando estará pronto. ‘Carol’, ‘Mona’ e ‘Route 66’ estão nele, e nós planejamos incluir alguns números que as pessoas não associariam a nós.” – Mick Jagger, 1964
As sessões do dia 13 de fevereiro de 1964 guardam muitos mistérios, não se sabe ao certo quem eram os músicos que estavam junto dos Stones em estúdio e quais os integrantes se ausentaram daquelas gravações. Naquele dia eles registravam a faixa “Try A Little Harder”, de autoria de Jagger e Richards, nessa canção não se sabe quem está nos metais e nem na percussão, a sessão em que a banda gravou a música foi a mesma de “Some Things Just Stick In Your Mind”, que contou com a participação de Big Jim Sullivan na guitarra. Há quem diga que a sessão teve a participação de Jimmy Page, que já era um conhecido músico de sessão na Inglaterra, também é especulado se o violão foi tocado por John McLaughlin, e também não se sabe ao certo se é Charlie Watts ou o baterista de sessão Andy White. A única certeza é a de que a música em questão foi gravada duas vezes, não entrando para o primeiro disco da banda.
“Agora nós estamos indo para América no próximo mês e eu acho que eu finalmente provei para aquelas pessoas que achavam que eu estava sempre fazendo a coisa errada, que eu estive certo esse tempo todo. Eu cheguei em algum lugar fazendo as coisas da minha maneira. Tem sido divertido e nós demos umas gargalhadas.” – Brian Jones, 1964
O single de “Not Fade Away” foi lançado no Reino Unido em 21 de fevereiro, onde alcançou o 3º lugar, diferente do compacto norte-americano, lançado em 6 de março, que ficou em 48º lugar. Antes do single estadunidense ser lançado, os Stones voltavam ao estúdio mais uma vez, agora nos dias 24 e 25 de fevereiro, quando gravaram a balada “Tell Me (You’re Coming Back)” e “I Just Wanna Make Love To You” (escrita por Willie Dixon e originalmente gravada por Muddy Waters em 1954) que até onde se sabe, saiu em apenas um take. Pouco mais de um mês depois, chegava às lojas o álbum simplesmente intitulado de “The Rolling Stones”, que chegou ao topo das paradas britânicas. Já o primeiro LP da banda a ser lançado nos EUA, teve sua data de lançamento em 30 de maio para coincidir com a chegada dos Stones em Nova York em 1º de junho, onde fariam sua primeira entrevista em solo americano, no Kennedy Airport. As únicas diferenças no tracklist do álbum britânico para o estadunidense é que o disco batizado de “England’s Newest Hit Makers” tinha “Not Fade Away”, mas não incluía o cover de “I Need You Baby (Mona)”.
“Eu gosto de como ele soa. Eu não acho que eu estou tão fantástico, mas o LP pegou o nosso som. Quando eu digo que é muito bom, quero dizer que nós estamos satisfeitos com a forma que ele se desenvolveu.” – Charlie Watts, 1964
O álbum “England's Newest Hit Makers” foi lançado em 30 de maio de 1964 pela London, alcançando o 11º lugar. No disco lançado nos EUA, as faixas “Now I've Got A Witness (Like Uncle Phil and Uncle Gene)” e “Tell Me (You're Coming Back)” foram simplesmente chamadas de “Now I’ve Got A Witness” e “Tell Me”.