top of page

Há 53 anos, o álbum “Out Of Our Heads” era lançado nos EUA

Seguindo o sucesso de “(I Can't Get No) Satisfaction”, a London já tinha um álbum para ser a nova galinha dos ovos de ouro do selo. As canções que fazem parte do “Out Of Our Heads” norte-americano são de sessões feitas nos estúdios De Lane Lea em Londres, os lendários Chess Studios em Chicago e também na RCA em Hollywood. A primeira música gravada foi “Hitch Hike” (escrita por Marvin Gaye/William Stevenson/Clarence Paul e originalmente gravada por Marvin Gaye em 1962), e é a única canção do álbum que foi registrada em estúdio no ano de 1964, em 2 de novembro, nos estúdios da RCA. Já a faixa “I'm All Right” (originalmente gravada por Bo Diddley em 1964) vem do EP britânico “Got Live If You Want It!”, lançado em 11 de junho de 1965 (não confundir com o que LP estadunidense de mesmo nome de lançado em 1966). As gravações retornaram em 11 e 12 de janeiro de 1965, as rápidas sessões incluíram apenas duas músicas, o primeiro take de “The Last Time” e “A Mess Of Fire”, uma versão embrionária de “Play With Fire”, que também começou a ser gravada já com esse nome nessas sessões, porém, não foram finalizadas naqueles dias. Em 17 e 18 de janeiro, as faixas eram gravadas novamente em Hollywood, “The Last Time” teve a backing track finalizada, mas os vocais de Mick Jagger só seriam gravados um mês depois, em 17 de fevereiro. Em “Play With Fire”, o baixo é de Phil Spector, já o cravo e gongo ficaram por conta de Jack Nitzsche, o pandeiro é tocado por Mick Jagger.

O riff principal de “The Last Time” teria sido criado por Brian Jones, que o tocou em estúdio e nas apresentações ao vivo, enquanto Keith era responsável pela base e solo. A ideia do refrão não é original da dupla Jagger e Richards, pois o mesmo se assemelha ao da canção “This May Be The Last Time” lançada em 1958 na voz dos The Staple Singers. Em 2003, Keith comentou o assunto.

“Nós aparecemos com ‘The Last Time’, que era basicamente uma readaptação de uma canção gospel tradicional que foi cantada pelo The Staple Singers, mas por sorte a canção entrou nas brumas do tempo.” – Keith Richards

No Chess Studios, em Chicago, em 10 de maio de 1965, a banda iniciaria na terra do blues a gravação do clássico absoluto “(I Can’t Get No) Satisfaction”, a backing track desta versão pode ser escutada durante a performance dos Stones no programa Shiding, gravado em 20 de maio de 1965. O primeiro take continha a gaita de Brian Jones, o que foi deixado de lado, outro elemento que acabou não entrando para a versão final foi a seção de metais que Keith Richards queria fazendo o riff principal, mas após ligar seu fuzzbox, o guitarrista desistiu da ideia. No mesmo dia os Stones gravariam os covers de “That’s How Strong My Love Is” (escrita por Roosevelt Jamison e originalmente gravada por O. V. Wright em 1964) e “Mercy Mercy” (escrita por Don Covay/Ronnie Miller e originalmente gravada por Don Covay em 1964), a única música autoral do dia foi “The Under Assistant West Coast Promotion Man” cuja versão mais explícita também foi gravada em 10 de maio. A banda teria feito também um cover de “Try Me”, de James Brown.

“Muitos covers, ainda... A maior parte do material foi gravada no RCA Studios, em Hollywood, e as pessoas trabalhando nele, os engenheiros, eram muito melhores. Eles sabiam como conseguir bons sons. Isso realmente afeta a sua performance, porque você consegue ouvir as nuances, e isso te inspira... [O meu cantar] era obviamente influenciado pelo soul, que era o objetivo na época. Otis Redding e Solomon Burke.” – Mick Jagger, 1995

As sessões mais demoradas para o álbum talvez tenham sido as de 11 e 12 de maio, quando “(I Can’t Get No) Satisfaction” teve seus takes decisivos, com Jack Nitzsche auxiliando a banda nas gravações, o total oposto desta faixa foi “One More Try”, gravada em apenas um take. A gravação das faixas “Good Times” (originalmente gravada por Sam Cooke em 1963), “Cry To Me” (escrita por Bert Russell e originalmente gravada por Solomon Burke em 1961) e a primeira tentativa dos Stones de fazer uma versão do clássico dos Temptations “My Girl” (escrita por Smokey Robinson/Ronnie White e lançada em 1964) também aconteceram em Hollywood, mas apenas uma tomada do último cover foi feita naquele dia em que o quinteto gravou o blues “The Spider And The Fly” em apenas um take para os instrumentos e um para a voz.

A capa do lançamento norte-americano é do fotógrafo David Bailey e faz parte da sessão de fotos para o álbum “Nº 2”, enquanto a versão britânica tem uma foto de Gered Mankowitz, mesma imagem que aparece no álbum estadunidense “December’s Children (And Everybody’s)”, que contém faixas do “Out Of Our Heads” britânico. Dois dias antes do lançamento de 1965 nos EUA, os Stones gravaram performances para vídeos promocionais de ”Mercy Mercy”, “Hitch Hike”, ”That’s How Strong My Love Is”, “Good Times”, “Cry To Me” e “(I Can’t Get No) Satisfaction”, no Twickenham Studios, em Londres.

O álbum “Out Of Our Heads” foi lançado nos Estados Unidos em 30 de julho de 1965, indo rapidamente para o 1º lugar na Billboard, posição que rendeu um disco de platina para os Rolling Stones. A faixa “One More Try” só seria lançada no Reino Unido em 1971, como parte da coletânea “Stone Age”.

 

Out Of Our Heads: Os Stones no topo do mundo

 

Recent Posts
Search By Tags
Nenhum tag.
bottom of page